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MENSAGEM
DA ADMINISTRAÇÃO [ GRI 102-46 ]

As evoluções obtidas em 2017, o “Ano do Atendimento”, orientaram o Sebrae Minas para um olhar mais cuidadoso para fora da instituição, mapeando e criando alternativas para conhecer melhor e se aproximar mais de seus clientes. Esse trabalho deu à nossa instituição o norteamento sobre aquilo que seria o foco do novo ano: a construção de projetos e ações mais eficientes e eficazes.

Assim, 2018 foi eleito como o “Ano da Relevância e Efetividade” do Sebrae Minas e teve como principal objetivo o aumento da qualidade das ações e a produção de resultados mais tangíveis e mensuráveis para nossos clientes.

Nossa cobertura foi ampliada significativamente, com mais de 230 mil pequenos negócios e 109 mil microempreendedores individuais (MEI) atendidos em todo o estado. Os potenciais empreendedores impactados chegaram a quase 390 mil, e superamos em 15%, na comparação com 2017, o total de negócios que receberam capacitações e consultorias em melhorias de gestão, ampliação de mercados e processos de inovação.

Esses resultados foram decisivos para o alcance da meta proposta para o Índice de Efetividade do Atendimento e superação da meta relativa ao Índice de Recomendação dos Clientes (NPS), aferido em pesquisa do Sebrae Nacional.

Internamente, a preparação para o “Ano da Relevância e Efetividade” se deu por meio de notáveis avanços na “Jornada da Transformação da Cultura”. Com a implementação do Comitê para Sustentação da Cultura, os processos de comunicação e engajamento na Nossa Causa: Nosso Jeito de Ser e de Fazer foram internalizados, dispensando o apoio de consultorias externas. Os Rituais de Cultura reforçaram a importância dos atributos da Nossa Causa e a adesão dos colaboradores aos comportamentos e atitudes desejáveis na cultura organizacional. Já no âmbito da melhoria contínua dos nossos processos, obtivemos uma evolução significativa na avaliação do Programa Sebrae de Excelência em Gestão (PSEG), que ressaltou a maturidade e a abrangência das práticas de gestão do Sebrae Minas.

Outro resultado importante foi o alcance de 95% de implementação do Sebrae One, iniciativas de simplificação e otimização de processos, apoiadas em um crescente emprego de tecnologias digitais que mudaram os paradigmas de atuação e planejamento da instituição.

A transformação digital também impactou positivamente o atendimento aos clientes. Soluções inovadoras como a Plataforma Sebrae de Comércio Eletrônico e o App Check-in (que simplifica o cadastro dos clientes) foram iniciadas em 2018 e estarão plenamente implementadas em 2019.

Além dessas realizações, houve progressos importantes nas ações de Desenvolvimento Econômico Local (DEL). Iniciativas de diagnóstico e inteligência empresarial, articulações com entidades de classe e com o poder público, eventos e capacitações para lideranças regionais estiveram em pauta ao longo de todo o ano. No mesmo contexto, o programa Sala Mineira do Empreendedor atingiu 331 municípios participantes (sendo 161 adesões em 2018). Com a introdução do Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL), que mensura o grau de prontidão no desenvolvimento dos territórios impactados, o planejamento e a implementação das ações ganharão efetividade ainda maior nos próximos anos.

Complementando todas essas iniciativas internas e externas, o Sebrae Minas deixou sua marca em ações de responsabilidade social. A educação empreendedora integrou mais de 2.600 escolas, incluindo a estruturação de duas novas unidades do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), em Montes Claros e Belo Oriente, além da conclusão de curso da primeira turma do NEJ na Bahia. Essa é mais uma importante contribuição do Sebrae Minas para a sociedade, em um momento desafiador do mercado de trabalho: o empreendedorismo como ferramenta de crescimento pessoal e econômico.

Todos esses resultados – descritos detalhadamente neste Relatório de Sustentabilidade – servem como estímulo para um ano de muito trabalho, em 2019, o primeiro de um novo ciclo de gestão na instituição e que será marcado por um grande projeto de relacionamento com as nossas partes interessadas (stakeholders). O Sebrae Minas estreitará laços e buscará parcerias ainda mais sólidas com todos os seus públicos, incentivando ações inovadoras e criativas para garantir uma atuação relevante, efetiva e ainda mais próxima de toda a sociedade.

Boa leitura.