O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) é uma entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, que está presente nos 853 municípios mineiros e atende em nove regionais. Com sede administrativa em Belo Horizonte, oferece serviços e produtos voltados para pequenos negócios e potenciais empreendedores, de modo a gerar valor para a sociedade e contribuir para o desenvolvimento econômico do estado de Minas Gerais.
[ GRI 102-1, 102-3, 102-4, 102-5, 102-6, 102-7 ]
Criado em 11 de julho de 1972, o Sebrae Minas busca apoiar a competitividade e o aperfeiçoamento da gestão das micro e pequenas empresas industriais, comerciais, agrícolas e de serviço. Esse apoio é prestado por meio de eventos, consultorias, diagnósticos, capacitações, iniciativas de educação voltada ao empreendedorismo, ferramentas de gestão e de estímulo à inovação. No âmbito institucional, participa da construção de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento local e propiciem um ambiente mais favorável às micro e pequenas empresas. [ GRI 102-2 ]
Ser referência na geração de valor para os pequenos negócios e a sociedade.
Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo.
Ter excelência no desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo para a construção de um país mais justo, competitivo e sustentável.
A CARTEIRA DE PROJETOS E SOLUÇÕES ABRANGE ÁREAS COMO COMÉRCIO, SERVIÇOS, INDÚSTRIA, ARTESANATO, AGRONEGÓCIO, DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL, TECNOLOGIA E RESPONSABILIDADE
O SEBRAE MINAS CUMPRE SEU PROPÓSITO POR MEIO DE DOIS NEGÓCIOS DE ATUAÇÃO, DA SEGUINTE FORMA: [ GRI 103 | 203, 203-2 ]
SUPORTE EMPRESARIAL | DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO |
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Apoiar diretamente os pequenos negócios e aperfeiçoar suas práticas de gestão por meio de consultorias, palestras, oficinas, estudos, encontros e outras atividades. Neste negócio são trabalhados junto aos pequenos negócios temas como planejamento, cooperação, finanças, inovação, mercado e vendas, pessoas, leis e normas, organização e empreendedorismo. |
Estimular o crescimento econômico de setores específicos e qualificar o relacionamento entre o poder público e os empreendedores, com a criação de parcerias, cooperações e organização de mercados. Neste negócio, são trabalhados, nos territórios do estado temas como Capital Empreendedor, Tecido Empresarial, Governança para o Desenvolvimento, Organização Produtiva e Inserção Competitiva. |
PÚBLICO | PÚBLICO |
• Artesãos • Pequenas empresas • Microempreendedores individuais • Microempresas • Potenciais empreendedores • Potenciais empresários • Produtores rurais e de agricultura familiar |
• Cooperativas • Entidades empresariais • Gestores públicos • Instituições de ciência e tecnologia • Instituições financeiras • Lideranças locais e regionais • Prefeituras • Órgãos de desenvolvimento • Professores |
O Sistema Sebrae completou, em 2018, 46 anos de atuação nacional, com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.
Em 9 de outubro de 1990, a entidade desvinculou-se da administração pública e se transformou em uma instituição privada, sem fins lucrativos, com atuação regulamentada pela Lei nº 8.029/1990 e pelo Decreto nº 99.570/1990. Desde então, o Sebrae ampliou sua estrutura de atendimento para todos os estados, capacitou inúmeras pessoas e ajudou na criação e desenvolvimento de milhares de micro e pequenos negócios por todo o país.
Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o país. O direcionamento estratégico é definido pelo Sebrae Nacional, que indica as prioridades globais do Sistema. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição está presente nos 26 estados da Federação, onde são oferecidos cursos, seminários, consultorias e diversas outras capacitações para pequenos negócios de todos os setores.
As REGIONAIS e os PONTOS DE ATENDIMENTO se encarregam de articular e gerir ações e projetos de atendimento ao cliente e de fomento ao desenvolvimento do respectivo território de atuação. Já o Sistema de Formação Gerencial, O Sistema de Formação Gerencial, do qual fazem parte a ESCOLA DE FORMAÇÃO GERENCIAL (EFG) e os NÚCLEOS DE EMPREENDEDORISMOS JUVENIL (NEJ), visa ofertar aos alunos uma formação em gestão empresarial, com a potencialização de competências e de capacidades empreendedoras por meio de práticas educacionais inovadoras.
"SOMOS REFERÊNCIA NA GERAÇÃO DE VALOR PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS E A SOCIEDADE" - ESTE É O PRINCÍPIO QUE GUIA O SEBRAE MINAS NA JORNADA DA TRANSFORMAÇÃO DA CULTURA: NOSSO JEITO DE SER E DE FAZER, UM PROCESSO DE MUDANÇA NA CULTURA ORGANIZACIONAL VOLTADO A CONSOLIDAR A POSIÇÃO DE REFERÊNCIA DA INSTITUIÇÃO NA GERAÇÃO DE VALOR PARA OS MICRO E PEQUENOS NEGÓCIOS MINEIROS. ISSO SE DÁ PELO REFORÇO DE QUATRO ATRIBUTOS FUNDAMENTAIS:
SOMOS REFERÊNCIA NA GERAÇÃO DE VALOR PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS E A SOCIEDADE
Geramos valor para
nossos clientes
Nossas pessoas são comprometidas com a Causa
Simplifica, Sebrae!
Nossos resultados empresariais são admiráveis
GERAÇÃO DE VALOR PARA OS CLIENTES | |
O QUE FAZEMOS
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O QUE NÃO ADMITIMOS
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PESSOAS COMPROMETIDAS COM A CAUSA | |
O QUE FAZEMOS
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O QUE NÃO ADMITIMOS
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PROCESSOS: SIMPLIFICA, SEBRAE! | |
O QUE FAZEMOS
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O QUE NÃO ADMITIMOS
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RESULTADOS EMPRESARIAIS ADMIRÁVEIS | |
O QUE FAZEMOS
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O QUE NÃO ADMITIMOS
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Desde 2015, diversas iniciativas em todas as áreas do Sebrae Minas buscaram disseminar esses atributos, preparando os colaboradores para a transformação da forma de atuar da entidade e para o entendimento das atitudes desejáveis na consolidação da Nossa Causa: Nosso Jeito de Ser e de Fazer.
Em 2018, foi criado o Comitê de Gestão da Cultura, responsável pela consolidação do jeito de ser e de fazer no Sebrae e por diversas ações de sustentação da Nossa Causa, tais como a implementação dos Rituais de Cultura – reuniões formais para a discussão e aprofundamento dos comportamentos ligados a cada um dos atributos (clientes, pessoas, processos e resultados). Todas as Unidades do Sebrae realizaram ao menos um Ritual voltado a cada um dos quatro atributos, nos quais discutiram-se a percepção dos colaboradores em relação à Nossa Causa e a aderência a seus atributos. As conclusões das reuniões geraram inúmeros planos de ação.
O ciclo 2018 da Jornada foi cumprido de forma considerada satisfatória, com ações planejadas e executadas pelos próprios colaboradores do Sebrae Minas, sem apoio de consultorias externas. O trabalho do Comitê de Sustentação da Cultura esteve voltado a estimular os comportamentos considerados desejáveis junto aos colaboradores de todos os níveis hierárquicos, bem como a noção de protagonismo.
O Sebrae Minas iniciou em 2018 um projeto de relacionamento com as partes interessadas, com o propósito de valorizar e engajar os stakeholders, reforçando as relações de cooperação e promoção mútua entre eles e a instituição. O projeto inclui a definição das partes interessadas, a identificação de suas necessidades, expectativas e requisitos, o estabelecimento de canais de relacionamento com esses stakeholders, o tratamento de suas manifestações e as ações de comunicação específicas para cada grupo. As informações obtidas na fase de mapeamento e consulta aos grupos vão subsidiar a construção de uma nova matriz de materialidade. [ GRI 102-40 ]
O PROJETO DE RELACIONAMENTO SE CONECTA COM A GESTÃO DA CULTURA (O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL DO SEBRAE MINAS), PERMITINDO UM REPOSICIONAMENTO DA INSTITUIÇÃO SUSTENTADO NAS VERDADEIRAS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DOS SEUS STAKEHOLDERS. QUANDO CONCLUÍDO, EM 2019, PERMITIRÁ MAIOR VISÃO SISTÊMICA DA ATUAÇÃO DO SEBRAE MINAS, O MAPEAMENTO DAS REDES PRIORITÁRIAS E A OBTENÇÃO DE SUBSÍDIOS PARA A ESTRATÉGIA DA GESTÃO, DE ACORDO COM TRÊS PREMISSAS BÁSICAS:
1 |
Conselho Deliberativo Estadual (CDE), órgão colegiado composto por 15 conselheiros titulares e respectivos suplentes, representantes de cada um dos associados instituidores do Sebrae Minas: |
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Diretoria Executiva (DIREX), composta por uma Superintendência, uma Diretoria de Operações e uma Diretoria Técnica. Compete à DIREX fazer cumprir o Estatuto, o Plano Plurianual, o Direcionamento Estratégico, as Diretrizes Orçamentárias, bem como as políticas, diretrizes, prioridades aprovadas pelo CDE e as resoluções do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) e da Diretoria Executiva do Sebrae Nacional. A composição da DIREX ao fim de 2018 era a seguinte: |
3 |
Unidades de Gestão, Unidades Técnicas e Unidades de Operações, que têm o dever de contribuir para a concretização da Missão do Sebrae Minas e cujas atribuições estão definidas no Estatuto Social. |
COMO INSTÂNCIAS INTERNAS DE APOIO, O CONSELHO DELIBERATIVO ESTADUAL CONTA COM:
SAIBA MAIS SOBRE O SEBRAE MINAS E SUA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL CLICANDO AQUI.
O Sebrae Minas conta com um Programa de Integridade Corporativa, implementado desde 2015, no qual se verifica o grau de aderência da Entidade à matriz de transações críticas aprovadas pelo Conselho Deliberativo Nacional (CDN), de acordo com o Manual de Compliance estabelecido para o Sistema Sebrae.
O trabalho é conduzido pela empresa de consultoria contratada (Deloitte Touche Tomatsu), sob acompanhamento da Unidade de Auditoria Interna. As atividades consistem na revisão dos controles internos existentes, com a análise da conformidade da instituição aos normativos internos e à legislação aplicável, bem como a identificação de oportunidades de melhoria para os casos em que as atividades realizadas não estejam de acordo com as regulamentações atuais, diretrizes obrigatórias do Sistema e às melhores práticas de controles internos.
O 4º ciclo do Programa de Integridade Corporativa, executado pela empresa Deloitte Touche Tohmatsu, ocorreu no período entre setembro e outubro de 2018. Tem-se a expectativa de que, nos próximos anos, o Sistema Sebrae internalize as atividades relacionadas ao Programa de Integridade Corporativa.
A Auditoria Interna acompanha mês a mês os planos de ação propostos pelos gestores sobre as recomendações do Programa, por meio da ferramenta de gestão TeamAudit, de propriedade e controle do Sebrae Nacional. O relatório de monitoramento é encaminhado trimestralmente à Diretoria Executiva, às Gerências, ao Conselho Fiscal e ao Comitê de Compliance, bem como ao Presidente do Conselho Deliberativo Estadual.
Importante registrar que, em 2018, foi estruturado o Comitê de Compliance do Sebrae Minas, composto por três membros escolhidos pelo Conselho Deliberativo Estadual (CDE), sob assessoria da Unidade de Auditoria Interna. Dentre suas atribuições, cabe ao mesmo comitê manifestar-se perante o Conselho sobre as questões relevantes referentes ao Programa de Compliance e mantê-lo informado das ações desenvolvidas no âmbito da Entidade.
A avaliação das demonstrações financeiras trimestrais do balanço orçamentário do exercício de 2018 foi realizada pela empresa PricewaterhouseCoopers (PwC). Ao final, a PwC emitiu parecer concluindo que as demonstrações financeiras emitidas apresentam adequadamente a posição patrimonial e financeira em 31/12/2018, bem como o desempenho das operações e os fluxos de caixa para o exercício, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil. Em 2018, a CGU não realizou auditoria nas contas do Sebrae Minas, uma vez que a entidade não constou dentre as unidades prestadoras de contas cujos responsáveis teriam as contas de 2017 julgadas pelo Tribunal, conforme Decisão Normativa – TCU nº 163, de 06/12/2017.
Reafirmando seu compromisso com uma gestão transparente, o Sebrae Minas publica anualmente um Relatório de Gestão, de acordo com as normas do Tribunal de Contas da União, disponível a todo o público e que inclui informações e demonstrativos sobre os atos de administração contábil, financeira, orçamentária e operacional do ano.
O monitoramento e a gestão de riscos no Sebrae Minas está incluído no trabalho mais amplo de acompanhamento da Estratégia. Riscos que possam impactar o cumprimento das metas organizacionais são identificados e avaliados. Planos de ação são definidos nos encontros de acompanhamento das metas e nas reuniões dos grupos de trabalho dos objetivos estratégicos.
No segundo semestre de 2018, a Unidade de Auditoria Interna iniciou um trabalho de identificação e avaliação dos riscos estratégicos. O processo incluiu entrevistas com os Diretores Executivos e parte do corpo gerencial, de modo a captar as percepções dos entrevistados sobre eventos internos e externos que possam trazer riscos ao cumprimento da Estratégia do Sebrae Minas. No decorrer de 2019, os riscos priorizados serão avaliados pelos diretores e gerentes, com a classificação do nível de exposição da entidade a eles e a posterior vinculação aos processos envolvidos, e o controle dos riscos será feito também nos fóruns de monitoramento da Estratégia organizacional.
Em 2017, o Código de Conduta do Sebrae Minas foi revogado e substituído pelo Código de Ética do Sistema Sebrae, adotado nacionalmente e que define o compromisso do Sebrae com princípios fundamentais de ética e de integridade. Suas recomendações estão alinhadas aos Valores e Princípios do Sistema e estabelecem as normas de conduta que a entidade espera de seus colaboradores.
Em 2018, houve um evento de lançamento oficial do Código de Ética no Sebrae Minas, que foi acompanhado por capacitações sobre seu conteúdo e uma verificação da aderência do público interno às suas recomendações. O trabalho, realizado em parceria pelas Unidades de Gestão de Pessoas e de Ouvidoria, incluiu uma palestra com um especialista em ética e uma campanha de comunicação com a participação das lideranças da entidade. Em maio de 2018, uma Comissão de Ética foi instituída em caráter permanente, para analisar as manifestações recebidas da Ouvidoria que tenham relação a infrações ao Código.
Implantada em todo o Sistema Sebrae em 2012, a Ouvidoria acolhe manifestações dos públicos interno e externos com os quais o Sebrae Minas se relaciona e se encarrega das questões não solucionadas por outras instâncias. As manifestações podem receber as seguintes classificações, quanto à sua natureza: sugestão, elogio, crítica, reclamação, denúncia e solicitação. No Sebrae Minas, o órgão é vinculado à Superintendência e conta com analistas técnicos certificados pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsmen (ABO).
O atendimento é realizado por meio presencial ou remoto, através dos seguintes canais: portal web (https://www.ouvidoria.sebrae.com.br/AppForm), e-mail (ouvidoria@sebraemg.com.br), telefone e chatbot. Em 2018, o Sebrae Minas recebeu 498 manifestações de clientes. Desse total, 20 foram consideradas denúncias, por apresentarem indícios de irregularidade e exigir apuração e providências, a fim de coibir atos que representem riscos para a instituição.
De acordo com a Instrução Normativa Sebrae nº49/00, o prazo de resposta ao manifestante é de até 10 dias úteis para sugestão, elogio, crítica, reclamação e solicitação. As denúncias têm prazo de resolução de até 40 dias úteis. Das 20 denúncias recebidas em 2018, todas foram finalizadas, 18 delas dentro do prazo previsto.
QUEIXAS | 2016 | 2017 | 2018 |
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NÚMERO TOTAL DE QUEIXAS IDENTIFICADAS POR MEIO DO MECANISMO | 639 | 707 | 498 |
NÚMERO DE QUEIXAS QUE FORAM ENDEREÇADAS | 639 | 707 | 498 |
NÚMERO DE QUEIXAS RESOLVIDAS | 639 | 707 | 498 |
NÚMERO DE QUEIXAS REGISTRADAS ANTES DO PERÍODO COBERTO PELO RELATÓRIO RESOLVIDAS NO DECORRER DESTE PERÍODO | 639 | 707 | 498 |
Em setembro de 2018, foi implementado no Sebrae Minas um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), uma das melhorias apontadas pelo Programa Sebrae de Excelência na Gestão (PSEG) para trazer sistematização ao atendimento de demandas que antes ficavam dispersas por várias unidades. Qualquer pessoa pode acessar o SAC pela Central de Atendimento (0800 570 0800), por meio do portal do Sebrae Nacional ou do site do Sebrae Minas (clique aqui). Para o público interno, está disponível o SAC Colaborador, por meio do qual os funcionários podem propor manifestações em nome dos clientes, em geral, recebidas pelos atendentes das regionais.
As demandas recebidas pelo SAC são das seguintes naturezas: sugestão, elogio, crítica, reclamação, denúncia e solicitação. As denúncias são direcionadas e tratadas exclusivamente pela Ouvidoria. De setembro a dezembro de 2018, o Sebrae Minas recebeu 151 demandas. Dessas, 82% foram finalizadas no prazo, e 94,4% foram encaminhadas no prazo. As denúncias recebidas por este canal foram imediatamente transferidas para a Ouvidoria.