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O SEBRAE
Minas

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) é uma entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, que está presente nos 853 municípios mineiros e atende em nove regionais. Com sede administrativa em Belo Horizonte, oferece serviços e produtos voltados para pequenos negócios e potenciais empreendedores, de modo a gerar valor para a sociedade e contribuir para o desenvolvimento econômico do estado de Minas Gerais. [ GRI 102-1, 102-3, 102-4, 102-5, 102-6, 102-7 ]

Criado em 11 de julho de 1972, o Sebrae Minas busca apoiar a competitividade e o aperfeiçoamento da gestão das micro e pequenas empresas industriais, comerciais, agrícolas e de serviço. Esse apoio é prestado por meio de eventos, consultorias, diagnósticos, capacitações, iniciativas de educação voltada ao empreendedorismo, ferramentas de gestão e de estímulo à inovação. No âmbito institucional, participa da construção de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento local e propiciem um ambiente mais favorável às micro e pequenas empresas. [ GRI 102-2 ]

PROPÓSITO

Ser referência na geração de valor para os pequenos negócios e a sociedade.

MISSÃO DO SISTEMA
SEBRAE

Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo.

VISÃO DO SISTEMA
SEBRAE

Ter excelência no desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo para a construção de um país mais justo, competitivo e sustentável.

A CARTEIRA DE PROJETOS E SOLUÇÕES ABRANGE ÁREAS COMO COMÉRCIO, SERVIÇOS, INDÚSTRIA, ARTESANATO, AGRONEGÓCIO, DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL, TECNOLOGIA E RESPONSABILIDADE

01

EMPREENDEDORISMO

02

PLANEJAMENTO

03

FINANÇAS

04

MERCADO E VENDAS

05

INOVAÇÃO

06

COOPERAÇÃO

07

PESSOAS

08

ORGANIZAÇÃO

09

LEIS E NORMAS

O SEBRAE MINAS CUMPRE SEU PROPÓSITO POR MEIO DE DOIS NEGÓCIOS DE ATUAÇÃO, DA SEGUINTE FORMA: [ GRI 103 | 203, 203-2 ]

SUPORTE EMPRESARIAL DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Apoiar diretamente os pequenos negócios e aperfeiçoar suas práticas de gestão por meio de consultorias, palestras, oficinas, estudos, encontros e outras atividades. Neste negócio são trabalhados junto aos pequenos negócios temas como planejamento, cooperação, finanças, inovação, mercado e vendas, pessoas, leis e normas, organização e empreendedorismo.

Estimular o crescimento econômico de setores específicos e qualificar o relacionamento entre o poder público e os empreendedores, com a criação de parcerias, cooperações e organização de mercados. Neste negócio, são trabalhados, nos territórios do estado temas como Capital Empreendedor, Tecido Empresarial, Governança para o Desenvolvimento, Organização Produtiva e Inserção Competitiva.

PÚBLICO PÚBLICO
• Artesãos
• Pequenas empresas
• Microempreendedores individuais
• Microempresas
• Potenciais empreendedores
• Potenciais empresários
• Produtores rurais e de agricultura familiar
• Cooperativas
• Entidades empresariais
• Gestores públicos
• Instituições de ciência e tecnologia
• Instituições financeiras
• Lideranças locais e regionais
• Prefeituras
• Órgãos de desenvolvimento
• Professores

O Sistema SEBRAE

O Sistema Sebrae completou, em 2018, 46 anos de atuação nacional, com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.

Em 9 de outubro de 1990, a entidade desvinculou-se da administração pública e se transformou em uma instituição privada, sem fins lucrativos, com atuação regulamentada pela Lei nº 8.029/1990 e pelo Decreto nº 99.570/1990. Desde então, o Sebrae ampliou sua estrutura de atendimento para todos os estados, capacitou inúmeras pessoas e ajudou na criação e desenvolvimento de milhares de micro e pequenos negócios por todo o país.

Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o país. O direcionamento estratégico é definido pelo Sebrae Nacional, que indica as prioridades globais do Sistema. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição está presente nos 26 estados da Federação, onde são oferecidos cursos, seminários, consultorias e diversas outras capacitações para pequenos negócios de todos os setores.

Presença
no estado
[ GRI 102-7 ]

  • 853 MUNICÍPIOS
  • 9 REGIONAIS
  • 55 MICRORREGIÕES
  • 59 PONTOS DE ATENDIMENTO
  • 3 NÚCLEOS DE EMPREENDEDORISMO JUVENIL
  • 8 PARCEIROS DA EFG EM MINAS
  • 1 ESCOLA DE FORMAÇÃO GERENCIAL
  • 1 PARCEIRO DA EFG FORA DO ESTADO: SALVADOR - BA

As REGIONAIS e os PONTOS DE ATENDIMENTO se encarregam de articular e gerir ações e projetos de atendimento ao cliente e de fomento ao desenvolvimento do respectivo território de atuação. Já o Sistema de Formação Gerencial, O Sistema de Formação Gerencial, do qual fazem parte a ESCOLA DE FORMAÇÃO GERENCIAL (EFG) e os NÚCLEOS DE EMPREENDEDORISMOS JUVENIL (NEJ), visa ofertar aos alunos uma formação em gestão empresarial, com a potencialização de competências e de capacidades empreendedoras por meio de práticas educacionais inovadoras.

NOSSA CAUSA:
NOSSO JEITO DE SER E FAZER [ GRI 102-16 ]

"SOMOS REFERÊNCIA NA GERAÇÃO DE VALOR PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS E A SOCIEDADE" - ESTE É O PRINCÍPIO QUE GUIA O SEBRAE MINAS NA JORNADA DA TRANSFORMAÇÃO DA CULTURA: NOSSO JEITO DE SER E DE FAZER, UM PROCESSO DE MUDANÇA NA CULTURA ORGANIZACIONAL VOLTADO A CONSOLIDAR A POSIÇÃO DE REFERÊNCIA DA INSTITUIÇÃO NA GERAÇÃO DE VALOR PARA OS MICRO E PEQUENOS NEGÓCIOS MINEIROS. ISSO SE DÁ PELO REFORÇO DE QUATRO ATRIBUTOS FUNDAMENTAIS:

NOSSA CAUSA: NOSSO JEITO DE SER E DE FAZER

SOMOS REFERÊNCIA NA GERAÇÃO DE VALOR PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS E A SOCIEDADE

ATRIBUTOS

CLIENTES

Geramos valor para
nossos clientes

PESSOAS

Nossas pessoas são comprometidas com a Causa

PROCESSOS

Simplifica, Sebrae!

RESULTADOS

Nossos resultados empresariais são admiráveis

GERAÇÃO DE VALOR PARA OS CLIENTES

O QUE FAZEMOS


  • Oferecemos soluções efetivas, atrativas e transformadoras, alinhadas à realidade do cliente
  • Atuamos de modo interdependente com a sociedade, o poder público e o mundo empresarial
  • Revolucionamos a forma de atender nossos clientes

O QUE NÃO ADMITIMOS


  • Criar falsas expectativas – “vender” uma coisa e entregar outra
  • Falta de reciprocidade e de transparência entre o Sebrae, seus parceros e seus clientes
  • Desconsiderar as necessidades do cliente e da sociedade
PESSOAS COMPROMETIDAS COM A CAUSA

O QUE FAZEMOS


  • Somos apaixonados pelo que fazemos, agimos com orgulho, zelo e brilho nos olhos
  • Temos uma equipe de alta performance, comprometida com a Causa do Sebrae
  • Estimulamos o protagonismo, a colaboração e a diversidade

O QUE NÃO ADMITIMOS


  • Fragilidades legais e morais nas nossas ações
  • Autoritarismo, feudos e apadrinhamentos
  • Comportamentos que não correspondam ao nosso Jeito de Ser e de Fazer
PROCESSOS: SIMPLIFICA, SEBRAE!

O QUE FAZEMOS


  • Trabalhamos com processos simples, efetivos e integrados
  • Temos estrutura adequada para atuar com agilidade e qualidade
  • Atuamos, todos nós, em sintonia com a nossa estratégia

O QUE NÃO ADMITIMOS


  • Processos e práticas que não agreguem valor para o Sebrae, o cliente e a sociedade
  • Ineficiência e lentidão na tomada de decisões
  • Burocracia desnecessária
RESULTADOS EMPRESARIAIS ADMIRÁVEIS

O QUE FAZEMOS


  • Trabalhamos para que nossos clientes sejam competitivos e tenham resultados superiores
  • Alcançamos metas desafiadoras, claras e alinhadas à estratégia do Sebrae
  • Contribuímos para a promoção do desenvolvimento local, visando ao fortalecimento dos pequenos negócios

O QUE NÃO ADMITIMOS


  • Subdesempenho satisfatório
  • Falta de foco em resultados e má utilização de recursos
  • Cultura organizacional inconsistente com a Causa do Sebrae

Desde 2015, diversas iniciativas em todas as áreas do Sebrae Minas buscaram disseminar esses atributos, preparando os colaboradores para a transformação da forma de atuar da entidade e para o entendimento das atitudes desejáveis na consolidação da Nossa Causa: Nosso Jeito de Ser e de Fazer.

Em 2018, foi criado o Comitê de Gestão da Cultura, responsável pela consolidação do jeito de ser e de fazer no Sebrae e por diversas ações de sustentação da Nossa Causa, tais como a implementação dos Rituais de Cultura – reuniões formais para a discussão e aprofundamento dos comportamentos ligados a cada um dos atributos (clientes, pessoas, processos e resultados). Todas as Unidades do Sebrae realizaram ao menos um Ritual voltado a cada um dos quatro atributos, nos quais discutiram-se a percepção dos colaboradores em relação à Nossa Causa e a aderência a seus atributos. As conclusões das reuniões geraram inúmeros planos de ação.

O ciclo 2018 da Jornada foi cumprido de forma considerada satisfatória, com ações planejadas e executadas pelos próprios colaboradores do Sebrae Minas, sem apoio de consultorias externas. O trabalho do Comitê de Sustentação da Cultura esteve voltado a estimular os comportamentos considerados desejáveis junto aos colaboradores de todos os níveis hierárquicos, bem como a noção de protagonismo.

ENGAJAMENTO
COM STAKEHOLDERS [ GRI 102-42, 102-43, 102-44 ]

O Sebrae Minas iniciou em 2018 um projeto de relacionamento com as partes interessadas, com o propósito de valorizar e engajar os stakeholders, reforçando as relações de cooperação e promoção mútua entre eles e a instituição. O projeto inclui a definição das partes interessadas, a identificação de suas necessidades, expectativas e requisitos, o estabelecimento de canais de relacionamento com esses stakeholders, o tratamento de suas manifestações e as ações de comunicação específicas para cada grupo. As informações obtidas na fase de mapeamento e consulta aos grupos vão subsidiar a construção de uma nova matriz de materialidade. [ GRI 102-40 ]





A GESTÃO DOS GRUPOS DE STAKEHOLDERS CONTARÁ COM AS SEGUINTES ETAPAS:



  • Identificação das partes interessadas tradicionais e não tradicionais;
  • Priorização das partes interessadas consideradas no processo de gestão;
  • Identificação, análise e priorização das necessidades e expectativas das partes interessadas;
  • Tradução das necessidades e expectativas em requisitos de desempenho para os processos da cadeia de valor;
  • Construção de uma política de engajamento com seus stakeholders;
  • Integração com o Planejamento Estratégico do Sebrae Minas 2019-2022.


O PROJETO DE RELACIONAMENTO SE CONECTA COM A GESTÃO DA CULTURA (O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL DO SEBRAE MINAS), PERMITINDO UM REPOSICIONAMENTO DA INSTITUIÇÃO SUSTENTADO NAS VERDADEIRAS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DOS SEUS STAKEHOLDERS. QUANDO CONCLUÍDO, EM 2019, PERMITIRÁ MAIOR VISÃO SISTÊMICA DA ATUAÇÃO DO SEBRAE MINAS, O MAPEAMENTO DAS REDES PRIORITÁRIAS E A OBTENÇÃO DE SUBSÍDIOS PARA A ESTRATÉGIA DA GESTÃO, DE ACORDO COM TRÊS PREMISSAS BÁSICAS:

GOVERNANÇA
CORPORATIVA

A GOVERNANÇA CORPORATIVA DO SEBRAE MINAS ESTÁ ESTRUTURADA DA SEGUINTE FORMA:


 [ GRI 102-18 ]



DE ACORDO COM O ESTATUTO SOCIAL DA INSTITUIÇÃO, SÃO OS TRÊS OS NÍVEIS INTERNOS DE DECISÃO NO SEBRAE MINAS, POR ORDEM DECRESCENTE DE HIERARQUIA:

1

Conselho Deliberativo Estadual (CDE), órgão colegiado composto por 15 conselheiros titulares e respectivos suplentes, representantes de cada um dos associados instituidores do Sebrae Minas:
[ GRI 102-13 ]

  • Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)
  • Banco do Brasil S/A (BB)
  • Caixa Econômica Federal (CAIXA)
  • Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH)
  • Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG)
  • Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG)
  • Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerais (FEDERAMINAS)
  • Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG)
  • Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (FECOMERCIO-MG)
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
  • Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI)
  • Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG)
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
  • Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG)
  • Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SEDECTES)
Compete ao CDE decidir sobre as políticas, diretrizes e prioridades de aplicação de recursos, aprovar o Plano Plurianual e o Orçamento Anual a serem encaminhados ao CDN e aprovar prestações de contas, acordos e contratos, entre outras responsabilidades.
CLICANDO AQUI.
2

Diretoria Executiva (DIREX), composta por uma Superintendência, uma Diretoria de Operações e uma Diretoria Técnica. Compete à DIREX fazer cumprir o Estatuto, o Plano Plurianual, o Direcionamento Estratégico, as Diretrizes Orçamentárias, bem como as políticas, diretrizes, prioridades aprovadas pelo CDE e as resoluções do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) e da Diretoria Executiva do Sebrae Nacional. A composição da DIREX ao fim de 2018 era a seguinte:

  • Afonso Maria Rocha - Superintendente
  • Anderson Costa Cabido - Diretor Técnico
  • Marden Márcio Magalhães - Diretor de Operações
3

Unidades de Gestão, Unidades Técnicas e Unidades de Operações, que têm o dever de contribuir para a concretização da Missão do Sebrae Minas e cujas atribuições estão definidas no Estatuto Social.



COMO INSTÂNCIAS INTERNAS DE APOIO, O CONSELHO DELIBERATIVO ESTADUAL CONTA COM:

  • Conselho Fiscal: órgão de assessoramento para assuntos de gestão contábil, patrimonial e financeira.
  • Comitê de Compliance: assessora o CDE sobre as questões referentes ao Programa de Compliance, além de analisar relatórios e informações que impactem os negócios, processos e normativos internos.
  • Comissão de Ética: tem como atribuição analisar as manifestações recebidas da Ouvidoria que guardem relação com infrações ao Código de Ética do Sistema Sebrae.
  • Ouvidoria: conta com uma estrutura de atendimento no Sebrae Nacional e interlocutores nos estados, atuando de forma sistêmica e integrada.
  • Comissão de Segurança de Tecnologia da Informação (CSTI): atua como responsável pelo gerenciamento da Política de Segurança de Tecnologia da Informação.
  • Comitê Diretor de Tecnologia da Informação (CDTI): avalia as iniciativas e demandas internas de TI e comunicação.
  • Unidade de Auditoria Interna: tem como atribuição assessorar a Diretoria Executiva, Conselhos Deliberativo e Fiscal e Unidades Organizacionais por meio da auditoria de processos e projetos e do relacionamento com órgãos fiscalizadores.

SAIBA MAIS SOBRE O SEBRAE MINAS E SUA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL CLICANDO AQUI.

 

COMPLIANCE
E INTEGRIDADE [ GRI 103 | 205 ]

O Sebrae Minas conta com um Programa de Integridade Corporativa, implementado desde 2015, no qual se verifica o grau de aderência da Entidade à matriz de transações críticas aprovadas pelo Conselho Deliberativo Nacional (CDN), de acordo com o Manual de Compliance estabelecido para o Sistema Sebrae.

O trabalho é conduzido pela empresa de consultoria contratada (Deloitte Touche Tomatsu), sob acompanhamento da Unidade de Auditoria Interna. As atividades consistem na revisão dos controles internos existentes, com a análise da conformidade da instituição aos normativos internos e à legislação aplicável, bem como a identificação de oportunidades de melhoria para os casos em que as atividades realizadas não estejam de acordo com as regulamentações atuais, diretrizes obrigatórias do Sistema e às melhores práticas de controles internos.

O 4º ciclo do Programa de Integridade Corporativa, executado pela empresa Deloitte Touche Tohmatsu, ocorreu no período entre setembro e outubro de 2018. Tem-se a expectativa de que, nos próximos anos, o Sistema Sebrae internalize as atividades relacionadas ao Programa de Integridade Corporativa.

A Auditoria Interna acompanha mês a mês os planos de ação propostos pelos gestores sobre as recomendações do Programa, por meio da ferramenta de gestão TeamAudit, de propriedade e controle do Sebrae Nacional. O relatório de monitoramento é encaminhado trimestralmente à Diretoria Executiva, às Gerências, ao Conselho Fiscal e ao Comitê de Compliance, bem como ao Presidente do Conselho Deliberativo Estadual.

Importante registrar que, em 2018, foi estruturado o Comitê de Compliance do Sebrae Minas, composto por três membros escolhidos pelo Conselho Deliberativo Estadual (CDE), sob assessoria da Unidade de Auditoria Interna. Dentre suas atribuições, cabe ao mesmo comitê manifestar-se perante o Conselho sobre as questões relevantes referentes ao Programa de Compliance e mantê-lo informado das ações desenvolvidas no âmbito da Entidade.

A avaliação das demonstrações financeiras trimestrais do balanço orçamentário do exercício de 2018 foi realizada pela empresa PricewaterhouseCoopers (PwC). Ao final, a PwC emitiu parecer concluindo que as demonstrações financeiras emitidas apresentam adequadamente a posição patrimonial e financeira em 31/12/2018, bem como o desempenho das operações e os fluxos de caixa para o exercício, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil. Em 2018, a CGU não realizou auditoria nas contas do Sebrae Minas, uma vez que a entidade não constou dentre as unidades prestadoras de contas cujos responsáveis teriam as contas de 2017 julgadas pelo Tribunal, conforme Decisão Normativa – TCU nº 163, de 06/12/2017.

Reafirmando seu compromisso com uma gestão transparente, o Sebrae Minas publica anualmente um Relatório de Gestão, de acordo com as normas do Tribunal de Contas da União, disponível a todo o público e que inclui informações e demonstrativos sobre os atos de administração contábil, financeira, orçamentária e operacional do ano.

GESTÃO
DE RISCOS [ GRI 205-1 ]



O monitoramento e a gestão de riscos no Sebrae Minas está incluído no trabalho mais amplo de acompanhamento da Estratégia. Riscos que possam impactar o cumprimento das metas organizacionais são identificados e avaliados. Planos de ação são definidos nos encontros de acompanhamento das metas e nas reuniões dos grupos de trabalho dos objetivos estratégicos.

No segundo semestre de 2018, a Unidade de Auditoria Interna iniciou um trabalho de identificação e avaliação dos riscos estratégicos. O processo incluiu entrevistas com os Diretores Executivos e parte do corpo gerencial, de modo a captar as percepções dos entrevistados sobre eventos internos e externos que possam trazer riscos ao cumprimento da Estratégia do Sebrae Minas. No decorrer de 2019, os riscos priorizados serão avaliados pelos diretores e gerentes, com a classificação do nível de exposição da entidade a eles e a posterior vinculação aos processos envolvidos, e o controle dos riscos será feito também nos fóruns de monitoramento da Estratégia organizacional.

CÓDIGO
DE ÉTICA

Em 2017, o Código de Conduta do Sebrae Minas foi revogado e substituído pelo Código de Ética do Sistema Sebrae, adotado nacionalmente e que define o compromisso do Sebrae com princípios fundamentais de ética e de integridade. Suas recomendações estão alinhadas aos Valores e Princípios do Sistema e estabelecem as normas de conduta que a entidade espera de seus colaboradores.

Em 2018, houve um evento de lançamento oficial do Código de Ética no Sebrae Minas, que foi acompanhado por capacitações sobre seu conteúdo e uma verificação da aderência do público interno às suas recomendações. O trabalho, realizado em parceria pelas Unidades de Gestão de Pessoas e de Ouvidoria, incluiu uma palestra com um especialista em ética e uma campanha de comunicação com a participação das lideranças da entidade. Em maio de 2018, uma Comissão de Ética foi instituída em caráter permanente, para analisar as manifestações recebidas da Ouvidoria que tenham relação a infrações ao Código.

OUVIDORIA

Implantada em todo o Sistema Sebrae em 2012, a Ouvidoria acolhe manifestações dos públicos interno e externos com os quais o Sebrae Minas se relaciona e se encarrega das questões não solucionadas por outras instâncias. As manifestações podem receber as seguintes classificações, quanto à sua natureza: sugestão, elogio, crítica, reclamação, denúncia e solicitação. No Sebrae Minas, o órgão é vinculado à Superintendência e conta com analistas técnicos certificados pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsmen (ABO).

O atendimento é realizado por meio presencial ou remoto, através dos seguintes canais: portal web (https://www.ouvidoria.sebrae.com.br/AppForm), e-mail (ouvidoria@sebraemg.com.br), telefone e chatbot. Em 2018, o Sebrae Minas recebeu 498 manifestações de clientes. Desse total, 20 foram consideradas denúncias, por apresentarem indícios de irregularidade e exigir apuração e providências, a fim de coibir atos que representem riscos para a instituição.

De acordo com a Instrução Normativa Sebrae nº49/00, o prazo de resposta ao manifestante é de até 10 dias úteis para sugestão, elogio, crítica, reclamação e solicitação. As denúncias têm prazo de resolução de até 40 dias úteis. Das 20 denúncias recebidas em 2018, todas foram finalizadas, 18 delas dentro do prazo previsto.

MECANISMOS
DE QUEIXA

QUEIXAS 2016 2017 2018
NÚMERO TOTAL DE QUEIXAS IDENTIFICADAS POR MEIO DO MECANISMO 639 707 498
NÚMERO DE QUEIXAS QUE FORAM ENDEREÇADAS 639 707 498
NÚMERO DE QUEIXAS RESOLVIDAS 639 707 498
NÚMERO DE QUEIXAS REGISTRADAS ANTES DO PERÍODO COBERTO PELO RELATÓRIO RESOLVIDAS NO DECORRER DESTE PERÍODO 639 707 498

SERVIÇO
DE ATENDIMENTO
AO CONSUMIDOR (SAC)

Em setembro de 2018, foi implementado no Sebrae Minas um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), uma das melhorias apontadas pelo Programa Sebrae de Excelência na Gestão (PSEG) para trazer sistematização ao atendimento de demandas que antes ficavam dispersas por várias unidades. Qualquer pessoa pode acessar o SAC pela Central de Atendimento (0800 570 0800), por meio do portal do Sebrae Nacional ou do site do Sebrae Minas (clique aqui). Para o público interno, está disponível o SAC Colaborador, por meio do qual os funcionários podem propor manifestações em nome dos clientes, em geral, recebidas pelos atendentes das regionais.

As demandas recebidas pelo SAC são das seguintes naturezas: sugestão, elogio, crítica, reclamação, denúncia e solicitação. As denúncias são direcionadas e tratadas exclusivamente pela Ouvidoria. De setembro a dezembro de 2018, o Sebrae Minas recebeu 151 demandas. Dessas, 82% foram finalizadas no prazo, e 94,4% foram encaminhadas no prazo. As denúncias recebidas por este canal foram imediatamente transferidas para a Ouvidoria.