MUNICÍPIOS
COM TERMO DE ADESÃO
De modo a contribuir para o fortalecimento da atividade econômica das regiões onde atua, o Sebrae Minas adota a abordagem Desenvolvimento Econômico Local (DEL). Trata-se de um redirecionamento estratégico do trabalho da instituição em prol do crescimento dos territórios onde atua, em busca de uma presença mais efetiva e multidisciplinar. Com o DEL, o Sebrae Minas se posiciona como principal parceiro dos municípios mineiros no planejamento e na execução de politicas sistêmicas de desenvolvimento, com ações realizadas não apenas junto a micro e pequenas empresas, mas encampando segmentos de toda a sociedade.
O conceito é implementado na prática com ações de articulação entre empreendedores, órgãos públicos, entidades de classe, cooperativas, instituições de ensino e organizações não governamentais, entre outros agentes, divididas em cinco dimensões: capital empreendedor, tecido empresarial, governança para o desenvolvimento, organização produtiva e inserção competitiva.
Com a promoção de duas Jornadas Internas de Conhecimento, o Sebrae Minas procurou aumentar o entendimento e a preparação de seus técnicos presentes nas microrregiões, responsáveis por realizar, nos municípios, as articulações entre os diversos setores envolvidos. Nos encontros, oficinas e palestras, abordaram as cinco dimensões do DEL e mostraram sua conexão com o propósito do Sebrae (“Ser referência na geração de valor para os pequenos negócios e a sociedade”). Também foram intensificados os contatos com universidades, com a busca de cursos de extensão e capacitações relacionados às dimensões do DEL.
Finalmente, para mensurar o avanço das iniciativas no âmbito do DEL, foi lançado em novembro de 2018 o Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL). Com indicadores quantitativos, o ISDEL busca medir o grau de prontidão no desenvolvimento dos territórios, avaliando os progressos que as regiões experimentaram nas cinco dimensões. Esses indicadores servem como subsídios para definir onde devem se concentrar os esforços para acelerar a atividade econômica sustentável em cada território.
Avanços relevantes foram feitos no relacionamento com as cooperativas mineiras, em alinhamento com o Sistema OCEMG – que reúne o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (SESCOOP-MG) – e com o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (SICOOB). Um levantamento da presença de cooperativas de crédito em Minas Gerais incluiu contatos com mais de 70 entidades do setor, instaladas em mais de 200 municípios. Discussões com representantes do Banco Central, de prefeituras e de cooperativas estimularam a atuação das afiliadas ao Sicoob como agentes financeiros em municípios que não contam com agências bancárias.
Entre os contatos com instâncias do poder público, destacaram-se uma cooperação técnica com o Ministério Público estadual, voltada ao planejamento de ações para o desenvolvimento dos municípios; e reuniões com superintendências regionais da Secretaria de Educação e com secretarias municipais, divulgando iniciativas de educação empreendedora. Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) foram assinados com o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG), com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e com a Defensoria Pública estadual, buscando facilitar e desburocratizar o relacionamento das MPEs com esses órgãos.
Criadas em 2017 por um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Sebrae Minas e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG), as Salas Mineiras do Empreendedor são espaços físicos nos municípios onde os micro e pequenos empreendedores contam com atendimento e informações para formalizar seus negócios, em contato com órgãos públicos e associações setoriais. Em 2018, uma das metas mobilizadoras da entidade era chegar ao número de 300 municípios com o termo de adesão ao ACT assinado. A meta foi atingida, com a adesão de 161 novas prefeituras ao termo (e um total de 331 acumuladas desde 2017). Além disso, foram inauguradas Salas em 119 municípios mineiros, considerando o período de 2017 e 2018.
Ainda no âmbito das Salas Mineiras, o Sebrae Minas trabalhou junto ao Corpo de Bombeiros estadual, de modo a reduzir a burocracia envolvida na regularização de imóveis comerciais de micro e pequenas empresas. A entidade também disponibilizou consultorias e material informativo para os empreendedores que querem participar do programa.
MUNICÍPIOS
COM TERMO DE ADESÃO
MUNICÍPIOS COM
SALAS INAUGURADAS
NOVOS TERMOS
ASSINADOS
CURSO ÓPERA
Retomado em 2017 após uma interrupção de 10 anos, o Programa de Especialização em Desenvolvimento de Agentes em Cooperativas – Curso Ópera formou sua primeira turma em 2018. A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae Minas e o Sistema OCEMG. Trata-se de uma especialização (pós-graduação) para gestores de cooperativas, focada em trazer resultados positivos e contribuir para a sustentabilidade dessas entidades e para os impactos positivos sobre as comunidades onde elas se inserem.
PROGRAMA LIDER
Dentro da dimensão governança para o desenvolvimento do DEL, continuaram as ações do Programa LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional), que em 2018 promoveu a formação de cerca de 100 líderes regionais em 22 municípios. A iniciativa visa a integração e a qualificação das lideranças para a formulação, implantação e gestão das políticas de interesse público e regional. Com foco nos pequenos negócios e sua conexão com o setor público, o setor privado e o terceiro setor, contou com a participação de prefeituras, associações empresariais e universidades.
PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR 2018
Na edição 2018 do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, sete prefeitos (José Tibúrcio do Prado Neto, de Paraguaçu; Carlos Renato Lima Reis, de Passos; Odelmo Leão, de Uberlândia; José Eduardo Terra Vallory, de Capitólio, vencedor em duas categorias; José Walter Resende Aguiar, de Entre Rios de Minas; Vitor Penido de Barros, de Nova Lima; e Hélio Marcio Campos, de Ouro Branco) foram homenageados por seus projetos em benefício dos pequenos negócios e do desenvolvimento local. Os vencedores foram selecionados entre mais de 100 iniciativas inscritas. Em cerimônia realizada, em novembro, os prefeitos receberam certificados e troféus e vão representar Minas Gerais na etapa nacional do Prêmio, em 2019.
FAMÍLIAS BENEFICIADAS
PELO PODER DE COMPRAS
DE REAIS: INVESTIMENTO
NO PROGRAMA SEMENTES
PRESENTES
PROGRAMA PODER DE COMPRAS
Com o Poder de Compras, o Sebrae Minas buscou conectar escolas da rede pública de ensino a produtores no segmento da agricultura familiar. Técnicos ajudaram as escolas a planejar as compras de alimentos junto a pequenos produtores locais; em contato com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), foi possível obter informações sobre orçamentos e verbas disponíveis para as escolas. O alcance do Programa foi potencializado com a promulgação do Decreto Estadual nº 47.557, publicado em dezembro de 2018, que padronizou os cardápios das escolas estaduais e descentralizou a aquisição de alimentos, incentivando os fornecedores locais nos municípios.
Inserido no programa Poder de Compras, o projeto Sementes Presentes contribuiu para a geração de trabalho e renda para pequenos agricultores que vivem em territórios marcados pela desigualdade social. Cerca de 50 mil famílias foram beneficiadas com a entrega de sementes (milho, sorgo, feijão e hortaliças) que, cultivadas e colhidas, serão posteriormente adquiridas para a merenda das escolas participantes do Poder de Compras. Em 2018, o governo de Minas Gerais investiu R$ 3,5 milhões no Sementes Presentes, valor empregado em ações de capacitação, visitas técnicas e iniciativas de organização produtiva, além da aquisição das sementes.
O Programa de Educação Empreendedora do Sebrae Minas contribui para a formação de pessoas com atitude empreendedora e estimula a geração de empresas. É a mais importante iniciativa de impacto social positivo conduzida pela instituição, contribuindo para a transformação efetiva da trajetória pessoal e profissional de milhares de cidadãos mineiros.
INSTITUIÇÕES DE
ENSINO ATENDIDAS
PESSOAS
PARTICIPARAM
Em 2018, foram atendidas 2.638 instituições de ensino no estado. Em todo o Sistema Sebrae, Minas Gerais foi a unidade da federação que mais realizou atividades de educação voltada ao empreendedorismo no ano, das quais participaram mais de 25 mil pessoas. Também foi realizado o atendimento em 100% da rede municipal da modalidade educacional EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Belo Horizonte. Os professores que integram o programa são capacitados para introduzir o eixo do empreendedorismo em suas aulas, de forma a gerar mudanças positivas e reais nas vidas dos envolvidos.
Dois projetos buscaram elevar a efetividade das ações do Programa em 2018. A Oficina de Ecossistema da Educação Empreendedora buscou incentivar alunos da rede pública de ensino a trabalharem em conjunto com professores e familiares, em soluções para problemas concretos de seus municípios. Já o Radar da Educação Empreendedora foi conduzido por técnicos do Sebrae Minas, que empregaram indicadores para mapear a efetividade das ações conduzidas nas instituições atendidas.
SISTEMA DE FORMAÇÃO GERENCIAL (SFG)
O Sistema de Formação Gerencial (SFG) do Sebrae Minas busca difundir a educação empreendedora pelo estado, ao coordenar as ações educacionais de instituições de ensino e ao comercializar soluções de educação empreendedora. A Escola de Formação Gerencial (EFG), em Belo Horizonte, oferece formação simultânea no Ensino Médio e em Técnica de Administração para alunos que estudam em período integral. O currículo não apenas prepara o estudante para o mercado de trabalho e/ou para cursar uma universidade, mas também contribui para o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora. Já o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) disponibiliza formação Técnica em Administração, em um curso com um ano de duração, para egressos do Ensino Médio da educação pública, em parceria com o projeto PlugMinas, do governo estadual.
Cerca de 2 mil alunos participaram regularmente dos cursos do SFG em 2018, dos quais 604 eram estudantes das escolas próprias do Sebrae Minas. Além das sedes da EFG e do NEJ em Belo Horizonte, os cursos são oferecidos em escolas que licenciam a metodologia de ensino do Sebrae. Em 2018, houve a expansão da modalidade NEJ para outros municípios, chegando às cidades de Belo Oriente, em parceria com o Instituto Cenibra e a prefeitura municipal, e de Montes Claros, tendo como parceiros a Fundação Educacional de Montes Claros (FEMC) e o laboratório Novo Nordisk. Ainda em 2018, houve a formatura das primeiras turmas do curso técnico em Administração do NEJ Salvador (BA), a primeira unidade do SFG inaugurada fora do estado de Minas Gerais. Instalada no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Empreende Bahia, o NEJ Salvador iniciou as atividades em 2017 e formou 71 alunos em 2018, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e o Sebrae Bahia.
INOVAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
A Escola do Sebrae criou, em 2016, o programa de pré-aceleração AGITA. A iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis e escaláveis, além de estimular o mindset empreendedor entre o público jovem de todas as regiões. O AGITA é uma jornada de 12 semanas (170 horas), divididas em oito módulos, que incluem atividades e conteúdos específicos, como: palestras, oficinas, mentorias, capacitações, networking com especialistas e acesso a mercado, tornando as equipes aptas a passarem por todas as fases do programa “Zero to Hero”.
Desde 2016, o programa de pré-aceleração já impactou diretamente 139 startups em dez municípios diferentes, ao todo mais de 500 pessoas foram beneficiadas pela metodologia. Foram formalizados mais de 40 parceiros estratégicos pelo estado de Minas Gerais e quatro parceiros nacionais do segmento de inovação e tecnologia: Fundação Telefônica Vivo, Amazon Web Service, RD Station e ABStartups.
Outros três produtos derivados do AGITA surgiram com objetivo de fortalecer a marca e qualificar o público do programa: AGITA Challenge, AGITA Experience e AGITA EdTech.
O AGITA Challenge é um desafio de negócios de 12 horas, em que os participantes devem propor soluções inovadoras e criativas para problemas vivenciados por uma organização real, que posteriormente poderão ser implementadas.
O AGITA EdTech é um desafio, uma jornada de empreendedorismo de 18 horas para profissionais da educação que desejam aprender a utilizar ferramentas de empreendedorismo e gestão e apresentar uma nova solução tecnológica. O AGITA Experience é um evento que reúne em um só espaço diversas arenas, oficinas e palestras, trazendo ao público as novas tendências em inovação, startups e tecnologia.
CENTRO SEBRAE DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA (CER)
O CER é uma plataforma online dedicada à construção de conhecimento sobre educação empreendedora. Tem como objetivo principal ser um núcleo de referência no desenvolvimento e disseminação de conteúdos, estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias para o fomento da educação empreendedora, em consonância com a estratégia do Sebrae Nacional. A gestão do projeto é realizada de forma compartilhada entre o Sebrae Nacional e o Sebrae Minas, e está vinculada à estratégia nacional de promover a educação e cultura empreendedora. Os conteúdos do CER estão disponíveis no site www.cer.sebrae.com.br.
Em 2018, o Sebrae Minas trabalhou para consolidar o CER como uma referência nacional em seu campo, com a produção de diversos conteúdos novos e parcerias com entidades como a Fundação Telefônica e o Centro Sebrae de Sustentabilidade do Mato Grosso.
Um estande de divulgação do CER foi montado no Bett Educar 2018, o maior congresso de educação da América Latina, realizado em São Paulo, no mês de maio. Representantes da EFG apresentaram a metodologia de educação empreendedora e participaram de uma oficina sobre o movimento maker e aulas criativas.
DESTAQUES INTERNACIONAIS
Alunos da EFG obtiveram destaque em eventos internacionais de educação em 2018. Na 13º Feira Internacional de Empresas Simuladas (Sefed), em Barcelona, Espanha, o estande da Agex – empresa simulada criada por estudantes da EFG – foi um dos premiados. Em Nova York (EUA), dois alunos da Escola conquistaram o 2º e o 3º lugares no Global Business Challenge, desafio internacional de negócios que reúne jovens de todo o mundo. Já no Global Enterprise Challenge, competição similar realizada na Alemanha, estudantes da EFG ocuparam os quatro primeiros lugares entre as equipes mais bem classificadas.
No Nasa Space App Challenge, desafio voltado para aplicativos inovadores, promovido pela Agência Espacial norte-americana (Nasa), uma equipe formada por alunos do 2º ano da EFG, a Body Fuel, conquistou o 1º lugar na categoria escolha do público. Eles apresentaram uma solução de alimento em pó para astronautas em missões espaciais.
FESTIVAL DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Realizado em dezembro de 2018, o evento apresentou tendências e temas atuais relacionados à educação 4.0, à transformação digital na educação, projetos de educação empreendedora e mostra de startups. Mais de 500 educadores estiveram presentes, participando de palestras, oficinas e exposições de projetos de educação empreendedora.
CRIE O IMPOSSÍVEL
Histórias inspiradoras de empreendedores (vários deles ex-alunos da EFG e do NEJ) estiveram em pauta no evento Crie o Impossível, realizado em novembro de 2018, no Estádio do Mineirão. Cerca de 4 mil alunos de escolas públicas se reuniram no encontro, o maior evento de empreendedorismo para estudantes no ano. Palestras de empresários bem-sucedidos buscaram mostrar para os jovens que é possível transformar vidas por meio de uma mentalidade empreendedora. O evento foi realizado pela ONG Embaixadores de Minas, formada por ex-alunos da EFG NEJ, em parceria com o Sebrae e o Mineirão.
A inovação é um dos valores fundamentais do Sebrae. Para concretizar esse valor, o Sebrae Minas investe crescentemente na construção de um pensamento voltado à inovação e em projetos que empreguem métodos e soluções inovadores para atender às necessidades das MPEs mineiras. Isso se dá por meio de iniciativas próprias da entidade e também por meio do relacionamento com o ecossistema de startups do estado.
Em 2018, foram atendidos mais de 38 mil micro e pequenos empreendimentos com soluções específicas de inovação. A Plataforma de Inovação Sebrae Minas, criada em 2017, registrou, em 2018, um total de 73.031 acessos efetuados por cerca de 46 mil clientes. Mais de 300 posts novos, sobre temas como ambiente digital, design, tendências, startups e sustentabilidade foram publicados no decorrer do ano.
Já entre as soluções apresentadas pela Unidade de Acesso à Inovação e Sustentabilidade, quatro novas metodologias se destacaram. O Building Information Modelling (BIM) é uma ferramenta de gestão para pequenas empresas do setor de construção; a oficina Startup Mundi, que usa técnicas de gamificação para apresentar o universo das startups a empreendedores de diversos segmentos; e duas cartilhas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, uma voltada aos pequenos negócios e outra para o desenvolvimento econômico local (leia mais na seção Responsabilidade socioambiental).
SEBRAETEC
O programa Sebraetec dá às MPEs mineiras a oportunidade de acessar serviços tecnológicos e de inovação e, com isso, aumentar a competitividade e as possibilidades de crescimento destas empresas. Em 2017 e 2018, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), a iniciativa recebeu investimentos de R$ 35,5 milhões, que permitiram a participação em 1.912 projetos em 551 municípios. As informações geradas pelos atendimentos foram compiladas na publicação Inovação nos Territórios Mineiros, lançada em 2018, e que apurou, entre outros indicadores positivos, aumentos no faturamento, na produtividade e no portfólio de produtos e serviços oferecidos pelas empresas participantes.
EDITAL SEBRAE DE INOVAÇÃO
Vinte e sete empresas foram atendidas pelo Edital Sebrae de Inovação em 2018, todas elas com grande potencial de crescimento e capacidade de gerar valor de forma diferenciada. Um dos destaques foi a startup Zumpy cujo aplicativo de caronas compartilhadas tem o recurso de calcular a quantidade de CO2 que deixa de ser emitida a cada carona efetuada. A plataforma foi selecionada para participar do World Summit Award, em Viena (Áustria), como um dos melhores projetos de tecnologia digital com impacto socioambiental em 2018, no mundo.
Cinco novas unidades do SebraeLab foram inauguradas em 2018, nos municípios de Juiz de Fora, Varginha, Ipatinga, Uberlândia e Montes Claros. Com isso, seis das nove regionais do Sebrae Minas passaram a contar com um SebraeLab – ambientes multifuncionais e colaborativos que integram empreendedores, startups, especialistas de diversas áreas e representantes do mercado, da academia e das comunidades locais. Nesses espaços, acontecem atividades de estímulo ao empreendedorismo, prospecção de novas oportunidades e conexões e a apresentação de ferramentas inovadoras de negócios.
O SebraeLab da sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte (pioneiro no Sistema Sebrae, inaugurado em 2016), teve em 2018, 240 eventos e prestou atendimento a cerca de 9,4 mil clientes, além de ter realizado capacitações para 3,9 mil empreendedores.
RELOAD 2018
Realizado pelo Sebrae Minas em 2018, em Belo Horizonte, Governador Valadares, Montes Claros e Divinópolis, o evento Reload – Seminário de Marketing Digital do Sebrae Minas buscou mostrar as possibilidades do marketing digital para os pequenos empreendedores mineiros. Representantes de empresas inovadoras realizaram palestras, mostrando o potencial das ferramentas digitais para divulgação de marca, atendimento ao cliente e impulsionamento de vendas. Um total de 2.456 pessoas participou das atividades em 2018: 1.025 em Belo Horizonte, 486 em Montes Claros, 545 em Divinópolis e 400 em Governador Valadares.
CONEXÃO COM O ECOSSISTEMA DE STARTUPS MINEIRAS
O Sebrae Minas manteve seu relacionamento com as comunidades de startups e de empreendedores voltados à inovação em 2018, com o projeto Identidade Startup e as ações do programa Ecossistemas Locais de Inovação. Essas iniciativas também reforçam o trabalho de desenvolvimento econômico local nas regiões envolvidas. Foram consolidados projetos em articulação com empresas, nas cidades de Lavras, Varginha, Uberaba, Montes Claros e Patos de Minas, e iniciados novos projetos em Arinos, Ipatinga, Itaúna, João Pinheiro, Paracatu, Teófilo Otoni, Unaí e Viçosa.
Dentro dos projetos de atendimento setorial, o projeto Mind (Minas Indústria) 4.0 procurou incentivar a inovação aberta na indústria mineira. Em encontros organizados pelo Sebrae Minas, startups se reuniram para debater soluções baseadas em tecnologias ativadoras da Indústria 4.0 para problemas reais e sofisticados apresentados por empresas já estabelecidas no setor industrial, em rodadas de debates e prototipagem que geraram negócios concretos. O projeto é um dos resultados de um novo modelo de operação, apresentado para os projetos voltados à indústria em 2018, com foco no estímulo ao trabalho em cooperação e à disseminação da inovação em setores mais tradicionais. Em 2019, o conceito será replicado no atendimento ao comércio e aos serviços.