Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) é uma entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos. Foi instituída como um serviço social autônomo com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável, a competitividade e o aperfeiçoamento técnico das microempresas e das empresas de pequeno porte industriais, comerciais e de serviços. Com sede em Belo Horizonte, faz parte do Sistema Sebrae e abrange os 853 municípios do estado, com nove sedes regionais e 55 microrregiões.

No âmbito do Suporte Empresarial, oferece orientação a quem quer abrir, ampliar, diversificar ou recuperar um pequeno negócio nas áreas industriais, comerciais, agrícolas e de serviço. Na linha do Desenvolvimento Econômico, o Sebrae participa da construção de políticas públicas que promovam um ambiente mais favorável ao surgimento e crescimento das micro e pequenas empresas. Seu propósito é “Impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas”.

SAIBA MAIS sobre o Sebrae Minas e suas regionais no Relatório de Sustentabilidade 2021

Governança Corporativa

Com 15 associados estatutários, na maioria entidades privadas que não respondem isolada ou subsidiariamente pelas obrigações assumidas pelo Sebrae Minas, a estrutura básica da entidade é composta por três órgãos de governança: o Conselho Deliberativo Estadual (CDE), o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva formada por um Diretor-Superintendente, um Diretor Técnico e um Diretor de Operações. Essas e outras informações constam no Estatuto Social do Sebrae Minas, disponível para download neste link.

Ética e transparência compõem um dos temas materiais mais relevantes para os stakeholders. É o que sustenta o Programa de Integridade Corporativa do Sistema Sebrae, que veio para unificar diretrizes que regulamentam posturas, ações, princípios da ética, da integridade e da moralidade por meio do Código de Ética do Sistema Sebrae. Há ainda três outras políticas que orientam sobre o tema e o combate à corrupção: a de Controles Internos, a de Transparência e a de Sindicância.

Atendimento de qualidade

A reformulação dos portais de atendimento foi uma das grandes ações implementadas, viabilizando a transformação digital interna e externamente. Como o reforço à Rede de Atendimento Aqui Tem Sebrae que em 2021 fez 81.272 atendimentos e ganhou novos serviços. O atendimento destacou-se ainda com o projeto Sebrae na sua Empresa (SNSE), que foi responsável pelo atendimento de 46.780 pequenos negócios em 685 municípios.

Entre os canais de contato, estão o SAC e a Ouvidoria. O primeiro dá voz ao cliente, tentar compreender suas dificuldades para minimizar as recorrências e melhorar rotinas e processos internos. Já a Ouvidoria, além de ficar encarregada de questões não solucionadas por outras instâncias, atua na melhoria de processos, no atendimento e no relacionamento com os seus stakeholders internos e externos.

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