Sob o ponto de vista estratégico, o ano de 2021 foi de transição para o Sebrae Minas, pois dois tipos bem distintos de estratégia foram executados de forma paralela por um bom tempo. A emergencial, criada em 2020 por conta da pandemia de Covid-19, e a estratégia do ciclo 2021 – 2023, projetando desafios que dinamizam o seu negócio atual e, ao mesmo tempo, preparando a instituição para o amanhã.
A Estratégia 2023 do Sebrae Minas incorpora diretrizes da Agenda 2030, uma vez que, em maio de 2021, o Sebrae Minas se tornou signatário do Pacto Global das Nações Unidas (ONU), maior iniciativa voluntária de cidadania corporativa do mundo. A organização considera que o seu trabalho impacta diretamente quatro dos 17 ODS, nesta ordem:
SAIBA MAIS sobre o planejamento estratégico e os projetos de inovação do Sebrae Minas entre as páginas 19 e 22 do Relatório de Sustentabilidade 2021.
Engajamento de stakeholders
O relacionamento do Sebrae Minas com seus vários públicos de interesse se orienta pela Política Sebrae Minas de Engajamento de Stakeholders. O objetivo da política é orientar as práticas de comunicação e relacionamento entre todos os colaboradores da organização com seus stakeholders, visando o mútuo engajamento institucional, estratégico e operacional com a melhoria de desempenho no cumprimento da missão.
Cadeia de fornecimento
Em suas contratações, o Sebrae Minas tem o compromisso de assegurar a legalidade, a impessoalidade e a moralidade antes de escolher uma das propostas. O procedimento licitatório é exigido para compras e contratações de bens e serviços com valores superiores a R$ 92 mil. Empresas de todo o Brasil podem participar das licitações, mas há fatores para priorizar os fornecedores locais, como a tempestividade da entrega. Em 2021, o Sebrae Minas gastou R$ 142,4 milhões com pagamentos a fornecedores, valor superior à verba destinada em 2020.
Nossa Gente
Sustentado em cinco pilares para a carreira de seus empregados – critérios de escolaridade, tempo de casa, competências, desempenho e desenvolvimento – o Sistema de Gestão de Pessoas (SGP) do Sebrae Minas enfrentou desafios como todas as áreas de recursos humanos em 2020 e 2021 por causa da Covid-19, que foram superados com resiliência e trabalho: nenhum empregado foi dispensado devido à pandemia, mas foram necessários ajustes como a redução de jornada e salários.
A entidade terminou 2021 com 706 empregados, que atuam como Assistentes, Analistas e Professores, e 126 estagiários. O turnover foi de 11,91%, com 81 desligamentos e 82 contratações.
Clima – A pesquisa de clima e engajamento de 2021 alcançou um score de 7,7, marca que superou as duas anteriores – 2017 com 7,4 e 2019 com 7,5. Bianual, a pesquisa engajou 92% dos respondentes (empregados com mais de seis meses de Sebrae Minas) que avaliaram 12 dimensões. O alinhamento com a empresa, estrutura e o embaixadorismo foram as que alcançaram as notas mais altas – 8,8 cada – enquanto feedback e reconhecimento, carreira, bem-estar e justiça se mostraram como pontos de insatisfação, com 7,0, 7,0, 6,9 e 6,1, respectivamente.
Capacitação – A Universidade Corporativa Sebrae oferece aos empregados oportunidades de aprimoramento e conhecimento. São mais de 180 cursos disponibilizados na plataforma com ênfase em conteúdos sobre gestão, produtividade, ambiente legal, transformação digital e métodos ágeis de trabalho. Além disso, há programação de capacitações in company e eventos externos. Em 2021, foram totalizadas 28 horas de treinamento.