Relatório de Sustentabilidade

Ano-base 2023

Relatório completo

Apresentação

GRI 2-3

Bem-vindos ao Relatório Anual de Sustentabilidade do Sebrae Minas!

Esta é a sétima edição do relatório, elaborado com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), com os destaques sobre a atuação do Sebrae Minas no ano de 2023 e os seus impactos no desenvolvimento sustentável. Nesta edição, o conteúdo apresentado tem dois enfoques: como o Sebrae Minas compreende e pratica a sustentabilidade e seus aspectos ambientais, sociais, econômicos e de governança dentro da própria instituição, nas relações com seus stakeholders internos, e como reverbera esse impacto para fora, desde o local – a comunidade, a cidade, o estado de Minas Gerais – até o global, em um compromisso com o desenvolvimento sustentável, assumido perante organizações de impacto mundial, como o Pacto Global, da ONU.

A Parte 1 – Por Dentro do Sebrae Minas apresenta nossa instituição: quem somos, nosso negócio e estratégia, a forma como estruturamos nossa governança e os relacionamentos com os stakeholders. Traz a nossa agenda de desenvolvimento sustentável, a partir dos Temas Materiais que priorizamos para a nossa atuação, e como eles são traduzidos em boas práticas de Gestão de Pessoas, Gestão Ambiental e a Gestão Financeira.

A Parte 2 – Sebrae Minas para os Mineiros e para o Mundo demonstra como as nossas três linhas principais de atuação – Suporte Empresarial, Desenvolvimento Econômico e Educação Empreendedora – conseguem impactar positivamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial aqueles que definimos como prioritários: ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 4 – Educação de Qualidade; e ODS 1 – Erradicação da Pobreza. Apresentamos nossos projetos, iniciativas, ações e resultados que promovem não só os pequenos negócios, o empreendedorismo e o ambiente econômico de Minas Gerais, como também proporcionam um futuro mais sustentável para nossa sociedade. Com transparência e clareza, o que buscamos trazer neste relatório é um retrato de quem somos, o que fazemos e no que acreditamos: Impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas. Vidas que merecem viver um futuro sustentável.

Sobre este Relatório – O conteúdo deste relatório aborda o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023. As informações relatadas que atendem às diretrizes GRI estão sinalizadas com os números indicativos próprios da metodologia e podem ser visualizados de maneira mais ampla no Sumário GRI, ao final do documento. Estamos à disposição do público para mais informações, críticas ou sugestões sobre o Relatório de Sustentabilidade do Sebrae Minas em: ouvidoria@sebraemg.com.br.

Carta do Presidente

GRI 2-22

No Sebrae Minas, temos a preocupação de atuar com excelência nos três pilares que norteiam as nossas ações, o apoio ao empreendedorismo, o desenvolvimento econômico e a educação empreendedora. Um tema muito caro para nós, é a sustentabilidade. Além de aprimorar nossos processos e práticas de gestão, temos intensificado os esforços para orientar, capacitar e disseminar a importância da sustentabilidade e os princípios do ESG entre pequenos empreendedores, agentes públicos e líderes setoriais, alinhando nossas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Visando o desenvolvimento econômico de Minas Gerais, oferecemos consultoria e orientação para que a inclusão econômica seja cada vez mais presente nos municípios, incentivando a participação de pequenos negócios nas compras públicas e auxiliando na implementação de leis favoráveis aos microempreendedores e de liberdade econômica. Além disso, contribuímos na elaboração de planos de desenvolvimento municipal, apoiando gestores públicos e líderes empresariais na formulação de estratégias para um desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo.

No suporte empresarial, ajudamos os empresários a focarem em sustentabilidade, oferecendo consultoria tecnológica para inovação em produtos e processos, garantindo melhores práticas e impactos positivos.

Nosso trabalho é voltado à disseminação da cultura empreendedora, valorizando a educação empreendedora para diversos públicos, especialmente os jovens.

Este relatório apresenta esses e outros trabalhos que impulsionam o empreendedorismo, promovem a inclusão, estimulam o desenvolvimento econômico e criam um ciclo virtuoso de sustentabilidade em nosso estado. Espero que aproveitem.

Boa leitura!

Somos o Sebrae Minas

GRI 2-1 | 2-2

Entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais – SEBRAE/ MG – está instituído sob a forma de serviço social autônomo, tendo um forte compromisso com os pequenos negócios, o desenvolvimento local e o EMPREENDEDORISMO PARA TRANSFORMAR VIDAS.

Atuando em todo o território de Minas Gerais, o Sebrae Minas busca fomentar o desenvolvimento sustentável, a competitividade e o aperfeiçoamento técnico das microempresas e das empresas de pequeno porte industriais, comerciais, agrícolas e de serviço. O escopo de atuação junto aos pequenos negócios e empreendedores abrange os campos da economia, administração, finanças e legislação; acesso ao crédito; capitalização; promoção do desenvolvimento da ciência, da tecnologia, do meio ambiente, da capacitação gerencial e da assistência social; promoção da educação, da cultura empreendedora e da disseminação de conhecimento sobre empreendedorismo em consonância com as políticas nacionais, regionais e locais de desenvolvimento.

Além do Suporte Empresarial dado aos pequenos negócios, o
Sebrae Minas também atua no Desenvolvimento Econômico, nas inovações geradas pela Transformação Digital e nos avanços da Educação Empreendedora.

Onde Estamos

GRI 2-1

Com sede e foro na cidade de Belo Horizonte, o Sebrae Minas estende sua atuação por todo o território mineiro. Está presente em todos os 853 munícipios do estado com 9 escritórios regionais, que se subdividem em 57 microrregiões.

Para alcançar todos os mineiros, em cada canto do nosso estado, o Sebrae Minas conta com 58 unidades de atendimento próprias, que se somam a quase 500 pontos de instituições parceiras, integrados à Rede de Atendimento Aqui Tem Sebrae.

Em 2023, o Sebrae Minas esteve presente em 100% dos municípios mineiros.

Modelo de Atuação

Suporte Empresarial

Apoio e conhecimento para que microempresas e pequenas empresas consigam se desenvolver de maneira sustentável e tenham condições de competir no mercado.

Público: artesãos, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais, microempresas, potenciais empreendedores, potenciais empresários e produtores rurais. Soluções nas temáticas de Planejamento, Cooperação, Empreendedorismo, Finanças, Leis e Normas, Organização, Inovação, Mercado e vendas e Pessoas.

Desenvolvimento Econômico

Promoção do ambiente de negócios dos territórios para facilitar o surgimento e crescimento de micro e pequenas empresas e, assim, melhorar as condições econômicas e sociais locais, gerando mais renda, emprego e negócios, consequentemente melhorando a vida das pessoas.

Público: cooperativas, entidades empresariais, gestores públicos, instituições financeiras, lideranças, prefeituras (incluindo órgãos de desenvolvimento) e professores.

Soluções nas áreas temáticas: Capital Empreendedor, Tecido Empresarial, Governança para o Desenvolvimento, Organização Produtiva e Inserção Competitiva.

Planejamento Estratégico

Resultados de 2023

Escalar a base de Micro e Pequenas Empresas mineiras atendidas

Meta 2023: 25 das MPEs =
208.039 MPEs.

Resultado Acumulado 2023:
34,7% = 288.596 MPEs.

Reduzir a mortalidade de MPEs mineiras atendidas

Meta 2023: Reduzir de 16,5% para 14,5%.

Resultado Acumulado 2023: 10,24%

Ampliar receitas pr prias no Vetor Social

Meta 2023: 11% de receitas próprias.

Resultado Acumulado 2023: 11,60%.

Gerar receita com produtos empresariais

Meta 2023: R$ 15 milhões.

Resultado Acumulado 2023:
R$ 14.662.598.

Otimizar os gastos

Meta 2023: 7% até 2023.

Resultado Acumulado 2023: 7,08%.

Os 12 temas materiais que compõem a agenda e os principais objetivos que eles buscam alcançar estão relatados no quadro a seguir. Ao longo do relatório também é possível identificar como essas pautas são gerenciadas no Sebrae Minas, tanto nos processos internos da instituição, quanto nos produtos e serviços oferecidos ao público.

Materialidade

Agenda Sebrae Minas 2030

Empreendedorismo

Desenvolver e implementar iniciativas fundamentadas nos aspectos ESG e ODS na estratégia, nos processos e nos produtos associados ao empreendedorismo, promovidos pelo Sebrae MG.

Competitividade

Desenvolver e ofertar modelos de negócios, suporte estratégico e produtos fundamentados pelos aspectos ESG / ODS como fatores diferenciadores para aumento e/ou reforço de competitividade das empresas e das cadeias produtivas.

Inovação

Ampliar a implementação de iniciativas fundamentadas nos aspectos ESG e ODS na estratégia, nos processos e nos produtos associados à inovação, promovidos pelo Sebrae MG.

Desenvolvimento Territorial

Desenvolver e implementar iniciativas associadas à sustentabilidade para atuação do Sebrae em territórios, tendo como referência os pilares do programa Cidade Empreendedora, a Agenda 2030, os ODS e suas metas.

Educação Empreendedora

Desenvolver e implementar a temática da sustentabilidade na estratégia do programa, contribuindo para a ampliação das competências empreendedoras dos profissionais da educação e dos estudantes.

Diversidade, Equidade e Inclusão

Tornar a diversidade, a equidade e a inclusão (DE&I) valores centrais do Sebrae MG para que possamos cumprir nosso propósito de “Impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas” – Sebrae de Plurais.

Integridade Corporativa

Fortalecer a atuação do Sebrae MG em relação ao tema ética e compliance nos seus negócios e processos, com adoção de iniciativas inovadoras e cada vez mais eficientes.

Relacionamento com clientes

Desenvolver e ofertar produtos e modelos de negócios que incorporem os aspectos ESG para os clientes do Sebrae MG, com foco, principalmente, no negócio suporte empresarial.

Relacionamento com fornecedores

Reforçar a adoção de critérios de sustentabilidade na gestão da cadeia de fornecedores do Sebrae MG, com vistas a prevenir e mitigar riscos, estimular boas práticas e fortalecer o relacionamento mútuo.

Relacionamento com demais stakeholders

Fortalecer o engajamento institucional do Sebrae MG, por meio de diálogos e iniciativas de sustentabilidade, em parceria com os stakeholders institucionais, parceiros e poder público – SGSH

Gestão Ambiental

Gerenciar o impacto ambiental das atividades do Sebrae/MG por meio da utilização racional dos recursos naturais e práticas de desenvolvimento sustentável em harmonia com as partes interessadas – Gaia.

Cultura da Sustentabilidade

Transformar a cultura organizacional por meio da implementação de diretrizes e iniciativas em sustentabilidade, fomentando a mudança de comportamento e fortalecendo a gestão estratégica do Sebrae MG.

Estrutura organizacional

A estrutura de governança do Sebrae Minas é composta por três níveis decisórios:

1. Conselho Deliberativo Estadual (CDE);

2. Diretoria Executiva (DIREX);

3. Unidades de Gestão, Unidades Técnicas e Unidades Operacionais.

Time Sebrae Minas

Nosso time tem 909 pessoas¹

Gestão Ambiental

Gestão Econômico-Financeira

Dentre as principais fontes de receitas do Sebrae Minas no exercício de 2023, destacam-se os valores recebidos em Contribuição Social Ordinária (CSO), Contribuição Social do Sebrae Nacional (CSN) e Empresas Beneficiadas, que corresponderam juntas a um percentual superior a 90% do total.

CSN – Contribuição Social do Sebrae Nacional: recursos do Sebrae Nacional destinados aos SEBRAE/UF para execução de chamadas públicas de projetos, projetos especiais, programas nacionais e atividades nacionais.

CSO – Contribuição Social Ordinária: arrecadada pela Receita Federal e transferida para o Sebrae Nacional, responsável pela distribuição aos agentes estaduais na forma da lei.

Empresas Beneficiadas: receita oriunda da prestação de serviços a clientes, como treinamentos, elaboração de projetos, consultorias, palestras, entre outros.

56% Contribuição Social Ordinária-CSO

23% Contribuição Social do SEBRAE/NA-CSN

11% Empresas Beneficiadas

7% Aplicações Financeiras

2% Convênios com Parceiros

1% Convênios e Contrato Interno com Sebrae/NA

Principais Despesas

Dentre as principais aplicações de recursos realizadas pelo Sebrae Minas em 2023, destacam-se os valores aplicados em Serviços Profissionais e Contratados; Pessoal, Encargos e Benefícios; e Demais Despesas Operacionais que, juntas, representam 94% do total de despesas executadas.

A padronização das despesas nas categorias apresentadas segue o modelo proposto para todo Sistema Sebrae e tem como objetivo possibilitar a extração de relatórios necessários à análise gerencial e contábil, em conformidade com a legislação vigente.

47% Serviços Profissionais e Contratados

25% Pessoal, Encargos e Benefícios

22% Demais Despesas Operacionais

3% Transferências (Parceiros)

2% Investimentos / Outros

1% Encargos Diversos

Todos os demonstrativos financeiros do Sebrae Minas, assim como a previsão orçamentária para 2024 estão disponíveis ao público no Portal da Transparência do Sebrae.

Mapa de Atuação Sustentável

Modelo de Negócio e os ODS

GRI 2-6

Com a proposta de promover a competividade dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, o Sebrae Minas atinge diretamente o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

O Sebrae Minas também atua no desenvolvimento sustentável por meio da educação empreendedora, ofertando produtos e preparando potenciais empreendedores na Escola Sebrae e NEJ, em cursos de pós-graduação e capacitação de professores e alunos de escolas públicas, promovendo assim o ODS 4 – Educação de Qualidade.

Oferecemos soluções como projetos, consultorias, cursos, oficinas, palestras e seminários para clientes, potenciais clientes e outros interessados em criar, melhorar ou beneficiar os pequenos negócios e o empreendedorismo. Tudo isso fomenta uma industrialização inclusiva e sustentável e promove a inovação, como preconiza o ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura.

O propósito de impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas revela a essência do Sebrae Minas. Da fagulha de ideia de um empreendedor que procurou o Sebrae Minas, até a movimentação da economia e do desenvolvimento de toda uma região, milhares de vidas são transformadas, sempre para melhor. E isso reflete diretamente no ODS 1 – Erradicação da Pobreza, que é o primeiro passo para alcançarmos o desenvolvimento sustentável do nosso estado e do nosso país e um futuro melhor para o planeta e a humanidade.
• Dentro do seu modelo de negócios, o Sebrae Minas atua em três frentes principais:

Suporte Empresarial

O Suporte Empresarial do Sebrae Minas tem como foco a melhoria da eficiência operacional dos pequenos negócios, por meio de capacitação, consultoria e orientações nas áreas de gestão, inovação, finanças, marketing, recursos humanos, legislação e acesso a novos mercados. Soluções que contribuem para a evolução do público do Sebrae Minas, em relação a gestão de suas empresas e ao comportamento empreendedor, com resultados percebidos em curto e médio prazo.

O Suporte Empresarial do Sebrae Minas alavanca diretamente o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico por trazer, na sua essência, o crescimento de empresas e negócios, cadeias produtivas e setores. Soma-se a isso que todo o esforço realizado, desde o fomento ao empreendedorismo até o desenvolvimento de cadeias produtivas e setores, tem como um dos principais objetivos elevar a quantidade e a qualidade do trabalho e dos empregos gerados.

Grandes frentes de trabalho em Suporte Empresarial se relacionam com ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura. A atuação junto à indústria mineira se concentra em cadeias estratégicas – construção civil, moda, economia criativa, turismo, saúde e bem-estar e alimentos e bebidas – e um dos pilares trabalhados nessas cadeias é a gestão das micro e pequenas empresas e a inovação.

O Sebrae Minas ajuda as pessoas a construírem seus projetos de vida, seja pelo fomento de ideias de negócios, desenvolvimento de competências empreendedoras ou ferramentas que lhes permitam alcançar uma nova ocupação e renda.

Desenvolvimento Econômico

A estratégia do Sebrae Minas para o negócio Desenvolvimento Econômico passa por dois caminhos essenciais e indispensáveis: o primeiro é o fortalecimento dos pequenos negócios naquela localidade; o segundo, mais complexo e inovador, é o desenvolvimento dos municípios, beneficiando direta e indistintamente todos os pequenos negócios ali existentes.

O ODS 8 busca promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos. Isso só é possível quando toda a região se desenvolve em conjunto.

  • Quando uma economia local e seus pequenos negócios prosperam, toda a população também prospera, criando melhores oportunidades de emprego e renda, alimentação, segurança, educação e qualidade de vida, ajudando a acabar com a pobreza – ODS 1.

O Sebrae Minas é a primeira instituição a ocupar esse espaço e tornar-se o principal parceiro dos municípios na elaboração de políticas públicas de desenvolvimento econômico local, na perspectiva de alavancar o empreendedorismo em toda Minas Gerais a partir de uma escala local, com uma construção entre a intersecção efetiva e eficaz entre duas partes – empreendimentos e poder público local.

O foco está em articular alternativas para o futuro desses territórios junto às diferentes instâncias de governo, lideranças e entidades empresariais para a criação de políticas públicas que garantam um ecossistema favorável ao empreendedorismo, aos pequenos negócios e, por consequência, ao desenvolvimento econômico sustentável dos territórios.

Educação Empreendedora

Em 2023, ao realizar o planejamento estratégico para o ciclo 2024-2027, o Sebrae Minas incluiu a Educação Empreendedora como um dos seus pilares de atuação, dentro do modelo de negócios que tem como propósito impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas. Afinal, nada pode ser mais transformador – do indivíduo, da comunidade, da sociedade ou de todo o país – do que a Educação de Qualidade (ODS 8).

CRÉDITOS

Informações corporativas

Realização
Sebrae Minas

Conselho Deliberativo Estadual
Marcelo de Souza e Silva

Diretor Superintendente
Afonso Maria Rocha

Diretor Técnico
Douglas Augusto Oliveira Cabido

Diretor de Operações
Marden Márcio Magalhães

Unidade Gestão de Produtos e Comercialização
Gerente – Ricardo Luiz Alves Pereira
Equipe Técnica – Agmar Abdon Campos
Unidades Técnicas, Unidades de Gestão e Unidades de Operação

Consultoria GRI
Ambipar ESG

Redação e Revisão
Ambipar ESG

Projeto Gráfico e Diagramação
Ambipar ESG