Imagem - Sebrae

O Sebrae Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur estão juntos na realização do Projeto de Empreendedorismo e Capacitação para o Carnaval de Belo Horizonte. Este projeto se prepõe a oferecer capacitações, cursos, palestras, workshops, além de um Hackathon, para todos os atores do Carnaval de Belo Horizonte, afim de qualificar e discutir ações para o desenvolvimento da festa de forma gratuita.

Curso de empreendedorismo cultural e inovação
Vagas limitadas
Imagem - Sebrae

Tem o objetivo de desenvolver o potencial empreendedor destes atores, explorando os temas de gestão – planejamento, marketing, finanças e produção.

Trata-se de um curso continuado. É importante participar de todas as temáticas.

PÚBLICO: Blocos de Rua do Carnaval de Belo Horizonte!

CONSULTORA: Anita Carvalho é Mestre em Economia Criativa pela ESPM e graduada em Administração com foco em Marketing e Gestão do Entretenimento pela ESPM. É sócia da Música & Mídia Produções, empresa de gestão de carreiras artísticas responsável pela carreira do cantor Diogo Nogueira há 13 anos. Atuando há 25 anos no mercado da música, já teve como clientes grandes artistas como Beth Carvalho e Baby do Brasil, entre outros. Atuou como gestora de dezenas de projetos culturais e na produção de mais de mil espetáculos musicais, incluindo turnês nacionais e internacionais. É pesquisadora do mercado de empresariamento artístico, como membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM. Apresenta o boletim diário “Criativamente”, sobre economia criativa, na Rádio MIX RIO FM. É diretora acadêmica do Music Rio Academy, onde coordena o curso “Imersão em Music Business”, sucesso de público com dez turmas esgotadas. Ao lado de Marina Mattoso e Roberta Senna, oferece a consultoria PACE – Plano de Aceleração de Carreira Estratégico, e já aplicou sua metodologia de planejamento estratégico com mais de 50 artistas.

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

TEMA: Planejamento estratégico – como estruturar o crescimento do meu bloco?

CONTEÚDO:

  • A importância da estratégia no contexto de Belo Horizonte. O objetivo é que o bloco reconheça sua situação atual e faça uma projeção de futuro, isto é, como ele deseja estar daqui a alguns anos. Com a definição do plano de ações especifica o que cada bloco deve fazer para alcançar os objetivos, assim como os recursos necessários para colocar em prática todas as ações previstas. Produtos: Identidade Organizacional, Propósito da Empresa, Plano de Ação para executar a estratégia.

PROGRAMAÇÃO:

09/11 – 19h às 22h com Anita Carvalho

10/11 – 19h às 22h com Dani Ribas

DANI RIBAS

Dani Ribas é diretora da Sonar Cultural Consultoria. É Doutora em Sociologia pela UNICAMP e Especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, foi pesquisadora do CPF-SESC SP, foi diretora do DATA SIM e fez pesquisa em Economia Criativa para o IPEA. É professora de music business no Music Rio Academy, OnStage Lab, Música & Negócios (Inst. Gênesis/PUC-Rio), FESP SP, e de Gestão Cultural na UNICAMP. É consultora em planejamento e gestão de carreira na música, com base em análise de dados e tendências de comportamento de público.

 

TEMA: Planejamento de Marketing: construção da marca – Branding

CONTEÚDO:

  • Proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos, ferramentas e habilidades práticas acerca do mercado do carnaval, com ênfase em gestão de carreiras artísticas, apresentando ferramentas e cases que possibilitem capacitar profissionais para atuar nesse segmento que encontra-se em constante transformação.

PROGRAMAÇÃO:

11/11 e 16/11 – 19h às 22h com Roberta Senna

ROBERTA SENNA

Formada em comunicação social pela PUC-Rio, pós-graduada em marketing pela FGV, Roberta Senna desenvolveu suas competências profissionais a partir de experiências diversas. Depois de algumas passagens em grandes agências de publicidade, foi para TV Globo e trabalhou em produção de linha de show por 5 anos. Saiu de lá para o Telecine, onde aconteceu a virada para a área de marketing. Partiu para empreender na moda, teve uma loja multimarcas e se aprofundou cada vez mais em comportamento. Fundou a DUAS Consultoria com o intuito de promover crescimento e profissionalização no mercado da moda, atuando em marcas como Totem, Martu, British Colony, Wöllner, entre outras. Depois disso foi responsável pelo marketing da Índio da Costa A.U.D.T.; Head Planner da agência SRCOM, assumindo projetos como Casa Qatar, Wired Festival e Festival PICNIC. Atualmente é empresária e faz consultoria de branding para artistas.

TEMA: Planejamento de Marketing Digital: Instagram Skills

CONTEÚDO:

  • Aprofundar as potencialidades criativas e planejar as principais ações que o participante colocará em prática no Instagram. Através de um passo a passo para desenvolver as suas habilidades essenciais e criativas, o participante aprenderá a comunicar o seu valor na rede social mais rentável da atualidade. Criar conteúdo em imagem e em vídeo; Anunciar os seus produtos e serviços; Comunicar o seu propósito e contar a sua história; Interagir e engajar com a sua audiência.

PROGRAMAÇÃO:

17/11 e 18/11 – 19h às 22h com Marina Mattoso

MARINA MATTOSO

Há cerca de 10 anos à frente da comunicação digital de clientes do mercado musical, como Gilberto Gil, Claudia Leitte, UBC e Sony ATV. Marina Mattoso é hoje CEO da Jangada Comunicação, agência focada em planejamento estratégico e marketing de conteúdo no ramo do entretenimento. Desde 2019 integra o time de especialistas do GiRo Digital, da Associação Brasileira da Música Independente. Marina também é coordenadora do curso Marketing Digital para Artistas, do Music Rio Academy.

TEMA: Gestão financeira – conceitos básicos de fluxo de caixa e prática de um planejamento financeiro

CONTEÚDO:

  • Conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras do grupo. É tudo aquilo que se refere a investimentos, despesas fixas e variáveis, lucros, empréstimos e financiamentos. ELABORAR NA PRÁTICA UM FLUXO DE CAIXA E CÁLCULO DO CAPITAL DE GIRO, PRECIFICAÇÃO e GESTÃO DE ESTOQUE DE PRODUTOS.

PROGRAMAÇÃO:

23/11 e 24/11 – 19h às 22h com Anita Carvalho

ANITA CARVALHO

Atuando há 25 anos no mercado da música, foi gestora de dezenas de projetos culturais e na produção de mais de mil espetáculos musicais, incluindo turnês nacionais e internacionais. É pesquisadora do mercado de empresariamento artístico, como membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM. Apresenta o boletim diário “Criativamente”, sobre economia criativa, na Rádio MIX RIO FM. É diretora acadêmica do Music Rio Academy, onde coordena o curso “Imersão em Music Business”.

TEMA: Mecanismos de receita: captação de patrocínio, parceria e elaboração de projetos para inscrição em editais

CONTEÚDO:

  • Como escrever projetos e possíveis editais culturais que podem atender aos blocos para captar recursos. Elaborar uma apresentação na PRÁTICA para vender o bloco e contrapartidas que podem ser oferecidas. Escrevendo um projeto: Apresentação, Justificativa, Objetivo, Comunicação, Acessibilidade, Execução, Orçamento, Captação, Planilha, Prestação de Contas.

PROGRAMAÇÃO:

25/11 e 30/11 – 19h às 22h com Aline Paes

ALINE PAES

Cantora e produtora cultural formada pela UFF, está à frente da Aline Paes Produções Artísticas, empresa destinada ao planejamento, curadoria e realização de projetos culturais, prioritariamente voltados para a música. Em 8 anos de atuação no mercado musical assinou a coordenação de produção artística e assistência de curadoria do MIMO Festival Brasil e Portugal, de 2014 a 2018, realizando mais de 350 shows de grandes nomes como Pat Metheny, Egberto Gismonti, Chick Corea, Ron Carter, Ney Matogrosso, Hamilton de Holanda, Nelson Freire, Baby do Brasil, Criolo, entre outros.

TEMA: Produção audiovisual: como fazer gravações caseiras com qualidade

CONTEÚDO:

  • Tecnologias, equipamentos, fornecedores, gravação em estúdio, gravação em ambiente aberto. Produtos: videoclipe, música, live, etc. kit básico de sobrevivência para uma live: internet, cenário, figurino, etc. Animação, computação gráfica, edição de imagem e som, técnicas de iluminação.

PROGRAMAÇÃO:

01/12 e 02/12 – 19h às 22h com Nathy Faria

NATHY FARIA

No mercado musical há mais de 20 anos, é formada em Comunicação Social, mestre em Economia Criativa  e Gestão Cultural pela URJC Madrid e mestre em direção de Marketing Digital pela Universidad Europea Miguel de Cervantes. Atua como consultora de music business, desde 2014, e de lá pra cá já trabalhou diretamente com mais de 300 artistas no planejamento de marketing, consultorias e mentorias. Atualmente, dirige a La Otra, produtora musical na Espanha e ensino Empreendedorismo e Marketing Musical, através da #EscoladaNathy, comunidade de alunos e cursos, como o MDM e o Estratégias de Lançamento, que juntos já impactaram milhares de artistas e empreendedores musicais.

Capacitação para Carnaval de Passarela dos Blocos Caricatos

Proporcionar um ambiente de troca de experiências e criar coletivamente metodologias e ferramentas eficazes para a produção e realização de eventos, projetos e produtos culturais. Orientar o participante no processo de produção de linguagens artísticas e de outros bens culturais, para conseguir promover a integração entre a criação artística e os processos inerentes à produção cultural.

PÚBLICO: Blocos Caricatos do Carnaval de Belo Horizonte

PROGRAMAÇÃO:

WORKSHOP DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

23/09 – 19h às 22h – Sensibilização criativa sobre a história, conquistas e essência dos blocos caricatos

30/09 – 19h às 22h – Jornada imaginativa para cenários futuros e percepção de oportunidades

05/10 – 19h às 20h30 – Construção de bases e estratégias para evolução criativa

07/10 – 19h às 20h30 – Construção de bases e estratégias para evolução criativa

 

CONSULTOR: THIAGO GRINGON

Professor criativamente mágico. Combina design, neurociência e histórias mágicas para instigar a autenticidade de cada pessoa por meio da criatividade. Graduado em design e pós graduado em neurociência para a educação (ambos pela FMU) investiga as interfaces entre criatividade, confiança e fobias criativas. Professor na ESPM, Business School SP e Instituto Singularidades com as disciplinas de criatividade e inovação. Idealizador e coordenador da pós em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM. Mentor no torneio de robótica First LEGO League e nos eventos de inovação Acelera Startup, Casa das Empreendedoras, Startup Weekends e Hackathons. É entusiasta de novas perspectivas na educação e desenvolvimento humano.

WORKSHOP DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA DO MEU BLOCO CARICATO

14/10 – 19h às 22h – Captação de patrocínio, parceria e elaboração de projetos para editais

19/10 – 19h às 21h – Produção Cultural – Produção Artística

21/10 – 19h às 21h – Produção Cultural Executiva

26/10 – 19h às 22h – Cenografia e alegorias

28/10 – 19h às 22h – Figurino e Fantasias e adereços / Artes Visuais

04/11 – 19h às 21h – Iluminação cênica

09/11 – 19h às 21h – Temática

 

CONSULTOR: MANÁ PRODUÇÕES

A Maná Produções, Comunicação e Eventos, é uma empresa especializada na criação, organização, planejamento, produção e gerenciamento de eventos, ativação de marca, live marketing, sampling, viagens de incentivo, marketing social, marketing cultural, ações de relacionamento e captação de recursos para eventos culturais. A Maná é também uma empresa especializada na concepção de eventos inéditos. Alguns projetos trabalhados: Festival Folclórico de Parintins, Carnaval de São Paulo, Mulher Com Vida – Dia Internacional da Mulher em São Paulo, Exposição 20 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para mudar o mundo, Apresentação das Tribos Indígenas de Juruti – Festribal, Festival de Gastronomia Festival Amar Amado em Homenagem a 100 Anos de Jorge Amado,  Exposição Itinerante Centenário de Gonzagão: “ Minha Vida a Andar por Este país”,  Revitalização do Largo do Arouche em São Paulo,  Festa de Final de Ano Petrobrás Transpetro/Petrobrás – Manaus- Am. E também: Festa de 10 anos do Terminal da Transpetro/Petrobrás – Manaus – Am, Lançamento de Caminhão VOLVO – Manaus- Am, Captação de Recursos Festival Folclórico de Parintins, Licenciamento de Marcas e Patentes dos Bois de Parintins, Ação de Relacionamento para Natura S.A em Parintins, Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, Lançamento Coletiva Parada Gay de São Paulo.

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Capacitação para a corte momesca

Aprender sobre os tipos de público; diferenças entre tratamento e atendimento; aprender a lidar com situações inesperadas e complexas; Intensificar o potencial comunicativo; e trabalhar a auto-valorização, através de suas próprias qualidades, habilidades e competências.

CONSULTOR: A definir.

PÚBLICO: Corte Momesca do Carnaval de Belo Horizonte

Hackathon
Desafio de inovação e sustentabilidade

Maratona de desenvolvimento onde os participantes se propõem a solucionar alguma “dor”, problema ou desafio relacionado ao Carnaval de Belo Horizonte, a partir do desenvolvimento de propostas/soluções. O foco será na sustentabilidade e inovação, que são temas de extrema importância para a continuidade, evolução e perenidade do Carnaval de Belo Horizonte, enquanto evento gerador de impactos sociais, econômicos, ambientais, culturais e turísticos.

PÚBLICO: Startups, micro e pequenas empresas, estudantes/pesquisadores e atores do carnaval de Belo Horizonte.

Ambulantes

Capacitar os ambulantes em competências técnicas de vendas para melhoria do serviço e experiência de compra para o folião e Promover boas práticas e aprendizado imediato para os ambulantes.

CONSULTOR: A definir.

PÚBLICO: Ambulantes participantes do carnaval de Belo Horizonte

Ciclo de palestras

O CICLO DE PALESTRAS tem como objetivo desenvolver o potencial empreendedor destes atores, explorando modelos de negócios inovadores, incluindo mecanismos de obtenção de receita ou apoio financeiro. Os participantes poderão analisar tendências do setor, explorar oportunidades oferecidas no campo cultural e conhecer modelos de negócios como referências para suas ações.

PÚBLICO: Para todos os atores que fazem o Carnaval de Belo Horizonte acontecer: Agentes culturais, gestores e empreendedores das Escolas de Samba, Blocos de Rua, Blocos Caricatos e todos os atores do Carnaval de Belo Horizonte.

Imagem - Sebrae
Com a consultora Fabiana Batistela e Convidados

Formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e começou sua vida profissional como repórter da Revista Bizz. Em 2002, fundou a Inker Agência Cultural, empresa especializada em assessoria de comunicação para artistas e eventos de música, assim como consultoria, idealização e produção de projetos. Com um currículo vasto, a agência já realizou diversos eventos e projetos dedicados à nova produção musical brasileira e inúmeras turnês de bandas internacionais no Brasil. Fabiana também é diretora geral da Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM São Paulo/www.simsaopaulo.com), ganhou o prêmio WME Awards by Music2 em 2018 na categoria Empreendedora da Música do Ano e é mãe do Luiz desde novembro de 2019.

Assista em: https://youtube.com/c/sebraeminas

16/8 – das 19h às 21h

PALESTRA: Impactos da pandemia na música: eventos, planejamento e carreiras artísticas

CONTEÚDO:

  • Quais as alternativas para um mercado que construiu seu modelo de negócio e retorno financeiro baseado em eventos presenciais?
  • As lives podem virar uma opção real de receita?
  • É possível democratizar o acesso à arte e ainda ter um negócio lucrativo?
  • Como fica o mercado da música e da cultura em geral depois da pandemia? Quais as perspectivas de recuperação do setor?
  • Qual o papel das marcas nessa reconstrução, na Era do Pós-Propósito?
  • E o papel do poder público na reconstrução do mercado criativo?

Convidados:

Daniele Canedo – Docente da UFRB e Coordenadora do Observatório de Economia Criativa da Bahia – OBEC-BA

Diego Machado – Diretor Artístico e Produtor do Bloco da Laje, RS

Assista em: https://youtu.be/rJJ0dCmp3Qs

23/8 – das 19h às 21h

PALESTRA: Como se reinventar

CONTEÚDO:

  • Discutir possibilidades, tendências e a reinvenção da cultura – um dos setores mais afetados pela crise e que passa por grandes transformações.
  • Design de experiência (UXD) – como tornar o meu produto/serviço mais interessante, personalizado e criativo.
  • Narrativas criativas que podem ser construídas junto com marcas para aumentar seu potencial de patrocínio.

Convidados:

Michelly Mury – Curadora, diretora da Alfazema, coordenadora artística da Casa Natura Musical

Alexandre Mutran – Head de Marketing e Comunicação da Aon para o Brasil e professor de pós-graduação na ESPM

Assista em: https://youtu.be/nfDOmbha_e4

30/8 – das 19h às 21h

PALESTRA: Transformação Digital

CONTEÚDO:

  • Os processos de aceleração digital e todos os aspectos envolvidos nesta jornada: tecnológicos, organizacionais e culturais.
  • Ferramentas de engajamento digital para criar e envolver uma comunidade ao seu redor no seu trabalho.
  • Lives, podcasts, vídeos: como trabalhar esses formatos o ano todo. Dicas, técnicas, distribuição de conteúdo, etc.
  • Cases reais que proporcionam uma visão clara dos conceitos, técnicas e tecnologias que habilitam a competitividade neste novo cenário mundial.

Convidados:

Camila Zana – Diretora Artística da Mynd8

Talles Lopes – Cientista social e produtor cultural, é co-fundador da rede de coletivos culturais Fora do Eixo e da rede de comunicação Midia Ninja. Diretor financeiro da ABRAFIN – Associação Brasileira de Festivais Independentes e Head da plataforma Musical S.O.M – Sistema Operacional da Música

 

Assista em: https://youtu.be/e-Ci8LQnq5U

13/9 – das 19h às 21h

PALESTRA: Economia criativa e solidária, desenvolvimento local e sustentável

CONTEÚDO:

  • Economia criativa como o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico, abrangendo os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços.
  • O fortalecimento da economia local do bairro e do pequeno negócio, ajudando a manter os empregos gerados pelo pequeno comerciante.
  • Associativismo, arranjos produtivos locais, economia solidária, compartilhada e outros modelos de organização social e econômicos na cultura – em busca da sustentabilidade.

Convidados:

Edson Natale – Diretor de Música do Itaú Cultural

Ioshiaqui Shimbo – Professor aposentado, colaborador da Mídia Ninja, colaborador do Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária da Universidade Federal de São Carlos – NuMi-EcoSol/UFSCar

Assista em: https://youtu.be/xKNyxQm4fJ0

20/9 – das 19h às 21h

PALESTRA: Captação de patrocínio, parceria e elaboração de projetos

CONTEÚDO:

  • Mecanismos de receita:
    • Captação de patrocínios direto e via leis de incentivo, parceria e elaboração de projetos para inscrição em editais;
    • Captação de investimentos, financiamentos, os NFTs, criptomoedas, o futuro da música e outras formas de receita;
    • Crowd-funding e comunidades: o fenômeno dos micro-investidores.

Convidados:

Anne Chang – Sócia de Halabi e Chang Advogados, diretora executiva de tecnologia e inovação e board member da Berkeley Global Society, professora do Insper no curso de direito das Startups

Coy Freitas – Consultor, curador da plataforma de música Devassa Tropical, diretor artístico e membro do Conselho da SIM SP

Assista em: https://youtu.be/4TnRd71WXGo

27/9 e 28/9 – das 19h às 21h

PALESTRA: Negócios de Impacto Social: projetos e ações de sustentabilidade, inclusão social, acessibilidade e diversidade

27/09/2021

CONTEÚDO:

  • Responsabilidade social: sua arte como ferramenta de transformação social.
  • Inclusão, acessibilidade, acolhimento.
  • A cultura e arte como importante propulsores de importantes causas sociais.

Convidados:

Mayara de Lara – Historiadora, produtora da Aparelha Luzia e do programa Pretas da Gente, colaboradora de obra literária sobre Marielle Franco e da startup VAMO

Maurício Spinelli – Produtor cultural, gerenciador de carreira artística e assessor de comunicação especializado na área cultural

Assista em: https://youtu.be/aua09LYQvXU

 

28/09/2021

CONTEÚDO:

  • O que é um negócio social e como se tornar um?
  • Como causar um impacto positivo em uma comunidade, ampliar as perspectivas de vida e de carreira de populações marginalizadas.
  • Como diminuir o impacto ambiental causado pelas ações do meu grupo.
  • Apresentar exemplos práticos: cases de sucesso dos blocos de rua e escolas de samba.

Convidadas:

Rosane Borges – escritora, pesquisadora e professora da ECA-USP

Susanne Galeno – Ecoe Sustentabilidade

Assista em: https://youtu.be/8GpkhaGLUxg

Workshop
Planejamento Estratégico do Carnaval
Vagas limitadas

PROCESSO COLABORATIVO PARA DISCUTIR DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA O CARNAVAL:

Processo participativo em que serão utilizadas metodologias de colaboração criativa para discutir desafios e soluções para o Carnaval, resultando em um planejamento estratégico para os próximos anos.

Partindo das experiências do grupo de participantes, com a ativação de competências colaborativas que poderão ser úteis para a gestão dos blocos, serão exploradas questões geradoras como: Quais o significado da festa e como vem se desenvolvendo ao longo dos anos? O que queremos? Como estamos sendo desafiados pelo contexto? Como podemos inovar, para garantir a perenidade da festa? O que esperamos do poder público e da iniciativa privada?

O grupo elegerá as problemáticas a serem trabalhadas reconhecidas pelos participantes como críticas para a sustentabilidade e qualificação da festa. Exemplos de temas que poderão ser trabalhados: Como diminuir/reciclar o lixo gerado? Como implementar ações acessíveis e inclusivas? Como atrair mais turistas? Como descentralizar as atrações do Carnaval?

Deste processo será resultado um material com diretrizes, missão, visão, objetivos, metas e criação de um plano de ação para o Carnaval de Belo Horizonte, além de um mapa de boas práticas para os blocos.

O workshop também permitirá que os participantes desenvolvam uma sensibilidade a respeito das oportunidades e ameaças no momento atual, a qual subsidiará o a jornada de Mentorias de Carreiras.

MENTORIA DE CARREIRAS
Os blocos que participaram do Workshop terão acesso a sessões de mentoria para diagnosticar e buscar solução para um problema específico, elas poderão ser mentorias em pequenos grupos ou individualizadas.

CAPACITAÇÃO + MENTORIAS

CARGA HORÁRIA: 24 horas de capacitação online + 6 horas de mentoria online por bloco

A capacitação ocorrerá em 8 encontros de 3 horas, nos dias: 15/09, 22/09, 29/09, 06/10, 13/10, 20/10, 27/10 e 03/11 das 19h às 22h.

PÚBLICO: Blocos de Rua do Carnaval de Belo Horizonte!

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Consultor: André Martinez e Convidados

Formado pelo programa Artistas do Invisível (The Proteus Initiative / Instituto Fonte). Consultor e mentor em processos criativos. Fundador do Laboratório Sociocriativo. Trabalha na convergência cultura, inovação e desenvolvimento social e pessoal. Sua metodologia de formação de empreendedores criativos recebeu, em 2012, o Prêmio Economia Criativa, categoria Formação para Competências Criativas, concedido pelo Ministério da Cultura.

Com mais de 30 anos de atuação, é pioneiro no desenvolvimento de modelos transversais de gestão cultural no Brasil. Consultor de grandes empresas e fundações, dedica-se principalmente ao estudo, design e ativação de estratégias e arranjos que buscam inovação social de forma sustentável e a partir de processos sociais criativos.

Imagem - Sebrae

Em 2011, lançou com Minom Pinho a plataforma Sociocultural em Rede e publicou o Guia do Empreendedor Sociocultural (Casa Redonda 2011). Da parceria também nasceu o curso semestral de Gestão do Empreendimento Cultural e Criativo da Escola São Paulo.
Consultor da Rede Cidades Criativas da UNESCO. Professor e conteudista do MBA New Branding Innovation (Faculdades Integradas Rio Branco) e do curso de extensão Gestão Cultural da PUC-SP. Coordenador do programa Inquietudes | Residências em Fluxo e da oficina Círculos Criativos no Instituto Tomie Ohtake, do curso Competências Colaborativas no Cultura e Mercado, facilitador do laboratório criativo do programa Museu Aberto do MAM, entre outros. Curador do Prêmio Empreendedor Cultural, de 2012 a 2017.

Em 2010, em parceria com a Lung, co-idealizou a metodologia de Inteligência Social da primeira wikicidade do mundo, PortoAlegre.cc.
Após o lançamento do livro Democracia Audiovisual (Escrituras 2005), iniciou uma incursão eventual no universo da realização independente. Seus filmes investigam a obra de artistas que fazem pensar sobre a diversidade complexa do Brasil. Dirigiu diversos curtas, vídeo danças e o longa-metragem O Guru Selvagem (2007 70min), sobre o tropicalista Jorge Mautner.

Foi diretor executivo da Fundacine RS, da Brant Associados, coordenador de cultura do Sesc RS e vice-presidente do Instituto Pensarte. Integrou a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura.

capacitação para carnaval de passarela das escolas de samba de belo horizonte

Tem como objetivo capacitar os participantes em termos de gestão da escola e também em temáticas artísticas para a construção de seus desfiles, de modo a torná-los aptos a enfrentar as adversidades características do universo do carnaval, a pensar como empreendedor a frente de negócio e encontrar soluções para a escola agir de maneira mais sustentável.

CAPACITAÇÃO + MENTORIAS INDIVIDUALIZADAS

A capacitação ocorrerá em 8 encontros de 3 horas, das 19h às 22h, nos dias:

14/09 (terça feira) – Convidados: Junior Schall e Sidnei França

16/09 (quinta feira) – Convidados: Junior Schall, Sidnei França e Samuel Gasman

21/09 (terça-feira) – Convidados: Junior Schall, Higor Machado, Dudu Falcão, Felipe Guimarães e Julio Cerqueira

23/09 (quinta-feira) – Convidados: Junior Schall, Higor Machado e Julio Cerqueira

28/09 (terça-feira) – Convidados: Junior Schall, Igor Sorriso, Gabriel Castro, Macaco Branco, Rafaela Teodoro e Thiaguinho Mendonça

30/09 (quinta-feira) – Convidados: Junior Schall, Higor Machado e Felipe Guimarães

05/10 (terça-feira) – Convidados: Junior Schall, Thiaguinho Mendonça, Rafaela Teodoro, Sidnei França e Dudu Falcão

07/10 (quinta feira) – Convidados: Junior Schall, Carlinhos de Jesus, Bianca Monteiro, Macaco Branco, Gabriel Castro e Igor Sorriso

PÚBLICO: Agentes culturais, gestores e empreendedores das Escolas de Samba do Carnaval de Belo Horizonte!

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Imagem - Sebrae
Consultor: Junior Schall

Jr. Schall inicia a sua jornada no universo do Carnaval na Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, em 1996, no Rio de Janeiro. Autodidata, com passagens vitoriosas por agremiações de vários estados do Brasil e também da fronteira do nosso País, atuou em várias frentes de trabalho dentro das entidades carnavalescas. De assistente de Carnavalesco, passando por Diretor de Barracão, Carnavalesco e Diretor de Carnaval, sua ocupação atual, são 25 anos dedicados aos desfiles de Escolas de Samba e atividades culturais que tem a folia como base e vitrine.

Tendo colaborado ativamente em agremiações cariocas como:

Império Serrano, União da Ilha do governador, Porto da Pedra, Unidos de Vila Isabel, Viradouro, Mangueira, Portela, Paraíso do Tuiuti, milita hoje na Imperatriz Leopoldinense e também administra o Carnaval Sem Fronteiras, empresa essa especializada em palestras, workshops, mentorias e cursos online onde divide sua experiência de mais de 20 anos atuando no carnaval.

O seu trabalho se estende também por Escolas de São Paulo, do Sul do Brasil e do Uruguai.

Na capital paulista teve participações bastante interessantes em desfiles das seguintes entidades: Dragões da Real, Vai-Vai e Nenê de Vila Matilde. Atuando por mais de 15 anos no Carnaval da fronteira do País, em Uruguaiana e por mais de 12 no Uruguai, foi campeão 4 vezes na cidade localizada na tríplice fronteira da nação e outras 4 vezes nas terras do País vizinho.

No Rio de Janeiro, pelo grupo de elite do Carnaval, foi campeão em 3 oportunidades, duas pela Vila Isabel e uma pela Estação Primeira de Mangueira, sempre convivendo e construindo Carnavais ao lado de Mestres da folia, artistas como: Rosa Magalhães, Paulo Barros e Alexandre Louzada entre outros ícones da folia.

A pluralidade do olhar e o exercício de trabalho em diversas praças distintas, com artistas de várias correntes forneceu, ao longo de sua trajetória, uma especialização na criação, desenvolvimento e execução de projetos de Carnaval e gestão de pessoas. Seu olhar perante o Carnaval, em todas as camadas e aspectos, visa a valorização e capacitação dos indivíduos, oferecendo as ferramentas para o melhor equilíbrio entre as possibilidades e ações relativas à técnica e a estética.

1ª ETAPA

TEMA: CURSO DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL PARA O CARNAVAL DE PASSARELA com os temas abaixo

CONTEÚDO:

  • O propósito é trabalhar múltiplas habilidades, individuais e coletivas, por meio da orientação de profissionais gabaritados do eixo Rio de Janeiro/São  Paulo, referências no universo das Escolas de Samba, desenvolvendo ferramentas úteis e aplicáveis em todas as etapas e processos de um  projeto de carnaval. Articular em rede e estimular competências colaborativas que façam o profissional reconhecer seu potencial nos  ecossistemas criativos do carnaval e assim gerar conexões e aptidões a favor  tanto da evolução da sua agremiação, bem como do universo de atuação das entidades representadas por ligas e/ou associações.

CARGA HORÁRIA:

24 horas de instrutoria online

2ª ETAPA

TEMA: MENTORIAS DE CARREIRAS

CONTEÚDO:

  • Nas mentorias poderão também ser tratadas as competências profissionais, como: gestão administrativa e financeira, captação de patrocínio e parcerias, gestão de pessoas e equipe, como articular dentro do ecossistema do Carnaval.

CARGA HORÁRIA:

6 horas de mentoria online por escola.