Como tomar decisões e agir para ter sucesso

11/04/2016 | Empreendedorismo

Entender como os empreendedores tomam decisões e agem para ter sucesso pode ser um diferencial na hora de criar e gerenciar seu negócio. Mas será que existe alguma forma de saber qual é o melhor caminho a tomar para ser bem-sucedido? Sim existe, e ela se chama effectuation, effectual ou abordagem efetiva.

O que é essa tal de abordagem efetiva? Ela é uma forma de pensar que favorece tanto empreendedores de primeira viagem, quanto quem já tem um negócio, e está precisando inovar. Como isso é possível? A partir do controle do futuro, ou seja, daquilo que parece ser imprevisível.

O effectuation propõe o autoconhecimento antes da busca pelo negócio em si, ou seja, saber quem você é para descobrir em que tipo de empreendimento você pode ter mais sucesso. Como fazer isso? É simples! Basta se fazer três perguntas básicas, mas poderosas: quem eu sou? O que sei fazer? Quem eu conheço?

Parece bobagem, né? Mas essas perguntas são muito válidas pois permitem apostar no que você acredita, a partir do que sabe, com parceria de conhecidos, ao invés de perseguir algo só porque o mercado diz que é promissor. Use-as como mantras e as repita a cada nova decisão.

E como isso ajuda a controlar o futuro? Para Saras Sarasvathy, especialista em empreendedorismo que sistematizou a abordagem efetiva, ao se questionar, você percebe seu propósito, cria seus objetivos, define as perdas aceitáveis, e, finalmente põe a mão na massa. Como? A partir de um modelo em menor escala do seu negócio.

Vamos a um exemplo:

Imagine que você tem dotes culinários incríveis e é capaz de ajudar as pessoas ao seu redor oferecendo pratos saborosos, saudáveis e em conta. Porque você abriria uma empresa de tecnologia que tem alto custo de investimento e exige alto conhecimento técnico? Não seria mais barato e prático testar algo que já conhece, gosta, faz sentido para você e no qual já sabe o que está em jogo?
Parece óbvio? E é mesmo! Basta descobrir seus verdadeiros talentos.

Mas você pode contar com uma forcinha a mais para apostar no empreendimento de seus sonhos, se conhecer os princípios que baseiam a abordagem efetiva. Eles podem ser utilizados como forma de minimizar o uso de previsões e reduzir o risco de cair na cilada das tendências de mercado.

Princípios do effectuation

Bird in the hand: considere aquele ditado “mais vale um pássaro na mão…” É a ideia de começar a trabalhar com o que tem em mãos. Os grandes empresários começaram assim. Valorize o que sabe para solucionar problemas já existentes.

Affordable loss (perdas aceitáveis): quanto você está disposto a apostar para alcançar o que deseja? Defina o valor que está disposto a perder e escolha uma estratégia que crie opções para o futuro no lugar de maximizar o retorno no presente. Limite seus riscos ao invés de partir para o tudo-ou-nada.

Patchwork quilt ou cocriação: cresça por meio de parcerias. Construa parcerias logo no início do negócio e estabeleça alianças estratégicas com quem complementa suas habilidades. Isso reduz os riscos das incertezas e promove criação conjunta.

Lemonade: tem limões? Faça uma limonada! Ou seja, explore as possibilidades das situações, encare as surpresas de forma positiva e aproveite-as para descobrir novas oportunidades e mercados. Não fique imaginando situações. Fuja do “e se”.

Pilot in the plane: lembre-se que o futuro é imprevisível, mas você é o capitão. Concentre-se nas atividades que você controla e avalie quais das suas ações podem leva-lo aos resultados que deseja

Gostou do effectuation? Está motivado a seguir em frente? Então não perca a abordagem efetiva de vista! Ela vale para todos os momentos de um negócio.

Baixe grátis
Acesse mais informações e ferramentas de effectuation no manual Descoberta do Guia Essencial para Novos Empreendedores do Sebrae Minas

Leia Mais
Como abrir empresas de sucesso

Você está offline

Abrir Chat
Olá, em que posso ajudar?